SEGURANÇA –

SEGURANÇA – -

“School Bus” e “Kiss and Go”  já estão em andamento junto às escolas de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Está já em funcionamento o “School Bus”, que, de forma segura, liga as quatro principais entradas de Braga (Av. Robert Smith, Maximinos, Variante do Fojo e Estádio Municipal) às respectivas escolas através de autocarro. O serviço abrange o Ensino Básico em seis escolas centrais da cidade: Escola Básica 2,3 Francisco Sanches, Escola Básica 2/3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

“Nestas duas semanas de funcionamento o School Bus tem registado uma adesão bastante satisfatória, com cerca de 200 crianças a serem transportadas diariamente por este serviço até ao seu estabelecimento escolar, o que representa uma ´poupança´ superior a uma centena de automóveis no centro da cidade, evitando cerca de duas centenas de deslocações”, refere a autarquia em nota à imprensa, acrescentando que a “expectativa é que o número de crianças a utilizar este serviço continue a crescer”.

 

‘KISS AND GO’

Nos casos em que as crianças são muito pequenas para utilizarem o School Bus e noutros locais esporádicos em que é inevitável o uso do carro, o município está a implementar o ´Kiss and Go´, projecto que consiste na reserva de lugares de paragem de automóveis destinados unicamente à tomada e largada de crianças.

A paragem deve ter a duração máxima de um minuto, pelo que as crianças devem ter a capacidade para, nesse breve período temporal, saírem do automóvel com os seus pertences, sem que o condutor desligue o motor, garantindo a reserva do lugar para o veículo seguinte.

Estes lugares estão devidamente sinalizados e pintados de azul para que surtam maior efeito nos automobilistas e seja bem perceptível a sua função, apelando ao cumprimento das condicionantes destes lugares e fazendo com que sejam tirados os benefícios a que se destinam. A introdução destes lugares é combinada com a implementação nessas zonas medidas de acalmia de tráfego e definição de zonas 30 (velocidade máxima de 30Km/h).

Por cada cinco lugares demarcados, cumprindo-se o tempo estipulado de um minuto, garante-se o acesso a cerca de 50 automóveis em cada 10 minutos aumentando o fluxo de trânsito e a segurança rodoviária junto das escolas.

Numa primeira fase, o Kiss and Go está implementado no Largo S. João do Souto, Rua do Taxa, na Avenida Central e na Praceta André Soares, abrangendo o Colégio D. Diogo de Sousa, o Colégio Leonardo Da Vinci, a Escola Carlos Amarante, a Creche de Braga, a Escola EB1 de S. João do Souto, a Escola EB2/3 Francisco Sanches, o Externato Paulo VI, o Colégio D. Pedro V e a Escola Básica André Soares.

 

PROJECTOS ‘FUNDAMENTAIS’

De acordo com o vereador Miguel Bandeira, estes projectos são “fundamentais” para se atingir a meta da descarbonização e para estimular a adopção de outros modos de transporte.

“A mobilidade na zona consolidada da cidade, em horas de ponta, está claramente implicada com o acesso às Escolas e com os horários das mesmas. Por esse motivo tem de existir um compromisso de todos onde a segurança da criança esteja em primeiro lugar e a prioridade seja dada ao transporte público e à circulação pedonal”, defende Bandeira.

Os critérios de selecção das escolas para esta primeira fase, relativamente ao School Bus e ao Kiss and Go, assentaram na sua centralidade e na intensidade com que afectam o tráfego na sua envolvente.

Relembre-se que o School Bus é um dos projectos inseridos no BUIL – Laboratórios Urbanos para a Descarbonização, financiado pelo Fundo Ambiental. Já o Kiss and Go nasce de um conceito internacional adoptado por várias cidades com impacto positivo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.