Seguradoras e Direção-Geral do Consumidor lançam guia prático para consumidores idosos

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) apresentaram esta sexta-feira, em Lisboa, o Guia Prático do Consumidor Idoso – Edição Especial Seguros e Fundos de Pensões, uma publicação que visa reforçar a literacia financeira da população sénior e apoiar decisões informadas no âmbito dos seguros, poupança e prevenção de fraude.

A iniciativa dirige-se especialmente a um segmento da população considerado mais vulnerável nas relações de consumo, disponibilizando informação clara e acessível sobre temas que fazem parte do quotidiano financeiro dos consumidores mais velhos.

O guia reúne orientações práticas sobre cuidados a ter na contratação de seguros automóvel, de saúde e de habitação, bem como princípios básicos para gerir e aplicar poupanças de acordo com o perfil e as necessidades do consumidor idoso. A publicação aborda ainda sinais de alerta e medidas de prevenção contra fraudes, um fenómeno que tem vindo a ganhar relevância num contexto de crescente digitalização dos serviços financeiros.

Além disso, o documento inclui informação sobre direitos dos consumidores, mecanismos de reclamação e formas de resolução de conflitos de consumo.

O presidente da ASF, Gabriel Bernardino, sublinhou que a proteção dos consumidores mais vulneráveis passa pela disponibilização de informação simples e útil. “A proteção dos consumidores mais vulneráveis exige informação acessível, clara e prática. Este Guia reforça o compromisso da ASF em disponibilizar ferramentas que ajudem os cidadãos, em particular a população idosa, a tomar decisões financeiras mais seguras e informadas”, afirmou.

Também o diretor-geral do consumidor, Jorge Seguro Sanches, destacou a importância da iniciativa para reforçar a proteção deste público. “Com este Guia, agora em edição dedicada ao setor dos seguros e fundos de pensões, queremos informar e proteger melhor os consumidores idosos, ajudando-os a tomar decisões mais seguras no dia a dia”, referiu.

O guia ficará disponível online a partir de hoje nos canais institucionais da ASF e da Direção-Geral do Consumidor, permitindo o acesso gratuito a todos os interessados.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais