BRAGA

BRAGA -

Semana da Democracia em Braga alargada até 16 de Setembro

Share on facebook
Share on twitter

A Semana da Democracia- um dos momentos altos da campanha desenvolvida pela sociedade civil, em Braga- que se inicia no próximo dia 6, segunda-feira, vai ser alargada até ao dia 16 de Setembro.

Em nota ao PressMinho, Paulo Sousa, responsável pelo Movimento de Cidadania Contra a Indiferença conta a Indiferença, o promotor da Semana, o objectivo do alargamento é “acolher a vontade de todas e de todos que decidiram apoiar e integrar o Movimento”.

 À dinâmica gerada –  acrescenta o antigo jornalista -, não foi indiferente o apoio expresso recentemente pela Europe Direct Minho- um projecto do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em colaboração com a Comissão Europeia através da sua representação em Portugal , na linha, aliás, do que constitui um dos principias objectivos da instituição: “actuar na área da cidadania, reduzindo as distâncias entre o cidadão e as instituições europeias. Combater a abstenção é também um dos seus maiores focos”.

PUBLICIDADE

Exposições, debates, diálogo e uma forte campanha empresarial, são as marcas dos dez dias que transformarão Braga num exemplo para o país, a favor de um exercício de Cidadania activo e no combate à abstenção.

Cinco meses depois do lançamento do Movimento, que reuniu centenas de subscritores, e reunidos apoios transversais à sociedade, foi elaborado um programa que reúne os contributos de instituições e de cidadãos. 

Destaca-se, pela sua capacidade mobilizadora, as acções que vão ser desenvolvidas pelas associações juvenis, com debates e campanhas junto dos associados e pelos empresários. 

“Importa destacar, pelo seu alcance, a mobilização dos empresários do comércio que lançaram a campanha nos estabelecimentos da cidade e pela mobilização da Associação Empresarial do Minho que representa cerca de cem das maiores empresas do Minho, que irá neste contexto apresentar a campanha #decidaporsi, que consistirá num vídeo de sensibilização dirigido aos colaboradores dos seus associados”, frisa Sousa.

Uma exposição de livros dedicados à temática da Democracia e da Cidadania, na Livraria Centésima Página, a apresentação do livro do professor catedrático jubilado, António Cândido de Oliveira, ‘Poder local ou Democracia Local’ e a conferência do fotojornalista, Alfredo Cunha, são outras das iniciativas que merecem particular referência no programa. 

Paulo Sousa refere ainda que dada “a dinâmica que se tem gerado em torno do Movimento, é provável que outras iniciativas venham a ser anunciadas e realizadas no período que antecede as eleições autárquicas, agendadas para o próximo dia 26”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.