AMBIENTE

AMBIENTE -

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos de 20 a 28 de Novembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Braval é, pelo 7.º ano consecutivo, coordenadora na sua área de abrangência da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 20 a 28 de Novembro. Nessa área estão a ser realizadas 50 acções promovidas por 18 entidades, abrangendo milhares de pessoas.

Em nota enviada, a Braval «congratula-se por este número de acções e participantes, dada a pequena dimensão da área abrangida (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), por ter conseguido mobilizar tantas pessoas para a problemática da prevenção de resíduos, através da redução, reutilização e reciclagem, é motivo de regozijo».

Entre as acções realizam-se workshops de reutilização de resíduos, recolhas de bens em segunda mão para doação, recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, webinários, promoção da compostagem doméstica, oferta de sacos-ecoponto, acções de limpeza, sensibilização nas empresas, sensibilização nas redes socais, entre muitas outras.

PUBLICIDADE

“DIA ABERTO”

A Braval irá também realizar o seu “Dia Aberto”, a 27 de Novembro, pelas 10 hh. A participação implica inscrição prévia, pois as vagas são limitadas e também será obrigatório o uso de máscara. Em troca de resíduos recicláveis, serão oferecidos Kit’s ecoponto.

OUTRAS ACÇÕES

Para além da Braval, vão realizar acções o Município de Braga, Quinta Pedagógica de Braga, bem como entidades públicas. Estão também cinco empresas a participar, as quais, a DST, XZ Consultores, Grupo Casais, Enermeter. Grupo Três60 e 2 associações: Cruz Vermelha Portuguesa e Campo Escola de Fraião (escuteiros). 

A semana está também a ser assinalada nas escolas: EB23 de Tadim, EB23 Mosteiro e Cávado, Agrupamento de Escolas de Maximinos e de Celeirós, em Braga, EPAVE, Centro Escolar D. Elvira Câmara Lopes e Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso.

Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos desafia a «agir em conjunto para criar comunidades circulares. Estes tempos difíceis realçaram o papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.