BRAGA –

BRAGA – -

Semana Santa de Braga com visual renovado

As ruas do centro histórico de Braga vão ter um visual novo na Semana Santa. Esta e a edição de um livro sobre as solenidades são duas das novidades apresentadas esta terça-feira pela comissão organizadora.

O estado de degradação de “um número significativo” de elementos decorativos é a razão apontada pelo cónego Avelino Marques Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa, para um “visual renovado, inspirado na arte barroca, tão presente nesta cidade, e que escolhemos pela sua beleza e nobreza, duas características reconhecidas nas nossas celebrações, procissões, e no programa cultural que as preparam”.

Um outro aspecto “relevante” no programa de 2020 é a publicação do livro ‘A Semana Santa de Braga’. Com textos de Rui Ferreira e fotografia de Hugo Delgado, o livro aborda a história, os acontecimentos e os protagonistas dos principais cerimoniais que integram a Semana Santa de Braga, “e que se tornará, por mérito próprio, na sua obra de referência”.

A obra bilingue, cujo lançamento esteve previsto no ano passado, tem cerca de 200 páginas, é co-editada com Editorial Afrontamento.

Este ano também que se cumpre o “desejo antigo” da Junta de Freguesia de São Vítor que, em conjunto com a paróquia, organiza a Procissão da Burrinha, de integrar a comissão.

A Junta, afirmou o seu presidente, Ricardo Silva, “tem agora uma palavra a dizer sobre o papel da procissão da Burrinha dentro do quadro da Semana Santa”.

Já o cartaz das solenidades inspirado no Bom Jesus do Monte presta o “tributo” pela declaração do Santuário como Património Cultural da Humanidade, pela Unesco.

“Pela primeira vez no nosso programa, e por iniciativa conjunta com a Confraria do Bom Jesus, teremos uma visita guiada aos escadórios e suas capelas”, adiantou cónego Avelino Marques Amorim.

‘Desvendar a Semana Santa a brincar’ é outra novidade. Tem como objectivo “desvendar às crianças e jovens alguma da riqueza das celebrações, procissões e do património associado à Semana Santa de Braga”, através de um desdobrável com actividades lúdicas, disponível ao público no Tesouro-Museu da Sé, no Posto de Turismo, e nas igrejas onde decorrem as principais celebrações.

“PILAR CRUCIAL”

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, afirmou que a Semana Santa “é um dos pilares cruciai” da candidatura a Capital Europeia 2027.

Uma boa notícia para a comissão das solenidades é o anunciado aumento do apoio financeiro da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, que passa de cinco para 25 mil, a que se junta, por exemplo, o investimento nas áreas do marketing digital e na promoção junto dos operadores turísticos.

Pelo seu turno, a Câmara, parceira na comissão, mantém o apoio em 45 mil euros, além de apoios indirectos de “valor semelhante”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.