IGREJA (Braga)

IGREJA (Braga) -

Seminário Conciliar de Braga encerra ano letivo em Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A paróquia de Vilarinho, do Arciprestado de Vila Verde, acolheu, esta quarta-feira, os Superiores e Alunos do Seminário Conciliar de Braga a convite do casal Salvador de Sousa e Aurora Ferreira.

O dia foi preenchido com diversas atividades que ocasionaram momentos agradáveis para toda a comunidade escolar e para todos aqueles que tiveram a honra de conviver com alunos e formadores do Seminário Maior.

A parte da manhã foi dedicada  a uma caminhada por locais  onde o ar puro e a beleza natural sobressaem e deram alento e a força suficiente para que, desde a zona mais urbanizada, pudessem subir até ao cimo do Monte do Oural, na paróquia de Codeceda, onde a Junta da União de Freguesias do Vade pôs à disposição um mega baloiço que tem sido uma grande atração turística para os  que gostam dessas zonas onde a mão humana ainda conserva a pulcritude e a pureza natural, sendo o local mais alto do concelho de Vila Verde.

Chegaram a Vilarinho às 13 horas para, no parque de merendas, à sombra das oliveiras, com o apoio de guarda-sóis e da frescura da “grama brasileira”, um autêntico tapete que suavizou o calor que, nesse dia, se fazia sentir, pudessem desfrutar das iguarias preparadas na cantina do Seminário.

Uma brisa suave também contribuiu para que se pudessem conservar no local até às 16 horas, dirigindo-se, posteriormente, para o complexo desportivo da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Vilarinho para que uns pudessem, no campo de futebol, disputar uns momentos futebolísticos e outros, sentados na esplanada do bar/restaurante da agremiação, pudessem descansar e saborear, cada um ao seu gosto, o que tinham à sua disposição.

Às 18 horas, um momento alto com a Eucaristia na Capela do Senhor dos Passos e de Santa Luzia presidida palo Reverendo Reitor, Cónego Vítor Novais, concelebrada pelos restantes superiores e solenizada pelo grupo coral do Seminário orientado pelo músico e maestro Padre Juvenal Dinis.

Seguiu- se a visita, orientada pelo tesoureiro e coordenador da Confraria dos Santos Passos do Senhor e de Santa Luzia, Salvador de Sousa, a todo o diversificado património da instituição desde a Capela do Senhor do Horto à Capela do Calvário/Santa Luzia, algum ainda em execução.

Às 20 horas, foi servido um jantar no salão, propriedade da Confraria, e no final, fomos brindados com um sarau musical de qualidade pelo grupo de alunos do Seminário Conciliar que constitui uma vertente da sua formação.

Marcaram presença a Presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes , os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo, o ex-presidente da Câmara Municipal, António Vilela, o Presidente da ATAHCA, Mota Alves, o Presidente da Junta, Júlio Ferraz, e o Presidente da Associação, Adelino Oliveira, também membroda Junta de Fregusia, alguns antigos alunos e outras personalidades.

Foram momentos de festa, de convívio saudável onde os grandes valores adquiridos nestas casas de formação sobressaíram em todos os momentos do dia, mormente na despedida em que todos, um a um, se despediram, agradecendo-nos o acolhimento que nós, com imensa alegria, tentamos proporcionar.

Como antigo aluno do Seminário, vivi um dos momentos mais marcantes da minha vida.

ovilaverdense@gmail.com

Por Salvador de Sousa

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.