TERRA TREMEU NA REGIÃO: Sismo de 5.2 graus Richter sentido no distrito de Braga

TERRA TREMEU NA REGIÃO:
Sismo de 5.2 graus Richter sentido no distrito de Braga

Um sismo de 5.2 graus de magnitude na escala de Richter, com epicento situado no Oceano Atlântico, cerca de 480 quilómetros a oeste de Peniche, foi registado pelas 4h27 desta quinta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Figueira da Foz e com intensidade III em diversas localidades dos distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa.

PUBLICIDADE

Um sismo de intensidade III na escala de Mercalli modificada pode ser sentido dentro de casa pelos habitantes da zona atingida. Objectos pendurados como candeeiros baloiçam e a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados.

Num sismo de intensidade IV, a vibração causada pelo abalo pode também ser comparada à de uma pancada de uma bola pesada nas paredes da casa. Carros estacionados balançam, janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam. As paredes e as estruturas de madeira podem chegar a ranger.

www.pressminho.pt