OPINIÃO

OPINIÃO -

Sonhar é opção

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Artigo de Luís Santos

 

O presente, a mãos com uma epidemia, alterações climáticas, divergências culturais, políticas e sociais, transmite-nos alguma inquietude e os seus problemas não nos podem ser indiferentes. 

PUBLICIDADE

Tendo em consideração os obstáculos que enfrentamos, qualquer pessoa pode olhar para o futuro com apreensão. Mas acredito que os desafios são adversidades que podem ser transformadas em oportunidades. Com isto, não pretendo dizer que devemos negligenciar ou desvalorizar os problemas, mas sermos parte integrante da solução. Existem barreiras que, quando enfrentadas, nos encaminham para a nossa melhor versão, e dessa forma, a possibilidade de sermos bem-sucedidos e de triunfar cresce exponencialmente.

Elon Musk é fundador das três empresas mais fascinantes da atualidade: a SpaceX, Tesla e a SolarCity. Quando falamos em encarar as adversidades e de ser bem-sucedido o exemplo da SpaceX é estrondoso. Fundada em 2002, compete numa área em que nenhuma empresa privada se tinha aventurado e tornou-se rapidamente num dos principais parceiros da NASA e um dos operadores mais consistentes no lançamento de foguetões para empresas e nações. O objetivo da empresa não está apenas em reduzir o custo de cada lançamento, mas em desenvolver tecnologia que permita aos foguetões realizar viagens de abastecimento e de transporte de humanos para que em 2025 seja iniciada a construção de uma colónia em Marte.

Até muito recentemente, colonizar outro planeta era uma realidade apenas retratada em obras de ficção. Que passos gigantes foram dados para podermos hoje considerar isso no horizonte de uma geração.

Quando analisamos os desafios globais e me perguntam o que penso do futuro, respondo que podemos construir todas as condições para que seja deslumbrante. Considerando algumas circunstâncias atuais muitos podem pensar que sou um sonhador. Até podem ter razão, mas felizmente não sou o único a acreditar que sonhar pode-nos levar a algo que muitas vezes parece ser inalcançável.

Não podemos negar que os desafios são grandes. Este facto apenas fortalece a minha vontade de trabalhar para deixar o mundo um lugar melhor do que aquele que encontrei. Cada um deve ter os seus próprios objetivos e a vontade necessária para lutar pela sua realização. Se pelo caminho formos capazes de ultrapassar as nossas adversidades e ainda inspirar os outros para que voltem a sonhar, sentir-nos-emos realizados e reforçamos a esperança na Humanidade. Podemos pensar que isso exige um trabalho redobrado, mas é importante refletir que fazer dá trabalho, não fazer, não dá trabalho algum.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS