LEGISLATIVAS – -
Sónia Fertuzinhos (PS) quer «melhorar a inclusão e potenciar autonomia das pessoas com deficiência»

Os candidatos do PS Sónia Fertuzinhos, Joaquim Barreto, Hugo Pires, Palmira Maciel e Nuno Sá realizam, esta segunda-feira, um Roteiro Social em Braga.

A manhã começou com uma visita à AVI – Associação Vida Independente, em Gualtar. Esta é uma instituição de e para pessoas com deficiência, nascida com o intuito de operacionalizar o Modelo de Apoio à Vida Independente, através da disponibilização de Assistência Pessoal para os seus destinatários.

PUBLICIDADE

Sónia Fertuzinhos, cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Braga, elogiou o trabalho da Associação e, no final da visita, reafirmou a vontade do PS de fazer «ainda mais e melhor para articular a resposta do Estado e das Políticas Públicas para que a pessoa com deficiência possa ser apoiada em todas as dimensões da sua vida».

«As prestações sociais não são a única forma de apoio, é preciso articular o trabalho da segurança social com a saúde, o emprego e a habitação», referiu, considerando que «na última legislatura foram dados passos significativos para promover uma maior inclusão e uma maior autonomia das pessoas com deficiência».

«Contudo, existe ainda um longo caminho a trilhar rumo a uma sociedade mais inclusiva, quer através da consolidação destes novos instrumentos, quer no sentido de implementar novas medidas concretas promotoras de mais e melhor inclusão», concluiu.

O Roteiro Social em Braga contemplou ainda uma visita à APPACDM, em Gualtar, Braga, associação que intervém, diariamente, junto de 220 jovens portadores de deficiência, apoiando-os nos domínios educacional, social, ocupacional e residencial, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida, em parceria com a família e comunidade envolvente.