UMINHO

UMINHO -

Spin-off da UMinho lança livro e música que explica guerra na Ucrânia aos mais novos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A criança ucraniana Yarina vivia em segurança e liberdade, mas uma guerra obrigou-a a refugiar-se noutro país, deixando para trás o pai a combater. Com a ajuda da mãe, criou uma estratégia para levar o medo consigo na viagem e para manter a coragem. Este é o mote do livro digital ‘A cor do meu medo’, que a Betweien, uma jovem empresa educacional da Universidade do Minho (UMinho), lançou para explicar aos mais novos o actual conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

“As crianças portuguesas estão com dúvidas e preocupadas com o conflito militar, por isso quisemos abordar de forma simples como podem estar a viver as famílias naquele cenário e, ainda, sensibilizar para as consequências do conflito”, diz o fundador da Betweien, Narciso Moreira, que é licenciado e mestre em Educação pela UMinho.

A equipa decidiu desenvolver e disponibilizar ao mundo estas duas ferramentas pedagógicas para “cumprir a sua responsabilidade social” e, por outro lado, “ajudar educadores e professores a trabalhar este assunto com que as crianças lidam diariamente nas televisões, nas redes e nas conversas, sem às vezes perceberem o que se passa”.

Os conteúdos apresentam por isso o olhar de uma criança e foram produzidos num curto espaço de tempo (textos, ilustrações, paginação, verificação científica), para responder agilmente ao processo de compreensão dos mais novos, fechando com uma mensagem de simbolismo e esperança.

O ebook infantil pode ser descarregado gratuitamente em www.betweien.com, e é acompanhado do videoclipe ‘Pintar o mundo’, acessível em youtube.com/cabecanoar.

BRAGA E LISBOA

Nascida em 2011, a Betweien está presente em Braga e Lisboa e aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em instituições de todo o país. Este projeto sensibiliza para vários temas e com parcerias de cantores, atores e youtubers, em títulos como ‘O planeta limpo’ (Filipe Pinto), ‘Rita e a floresta dos legumes’ (Rita Redshoes), ‘Livres e iguais’ (Carlão), ‘Desafiar estereótipos’ (Ana Bacalhau) e ‘Diogo Piçarra em Pessoa’ (Diogo Piçarra), entre outros.

No âmbito da covid-19, lançou o portal pedagógico guerreirosdasaude.com, com ebook, música, curiosidades e 16 actividades. 

A Betweien assume-se como empresa especializada em Inovação na Educação, com intervenção no ensino básico e secundário do país, mas também nas mais diversas instituições e contextos educacionais; um dos seus livros nesse âmbito, ‘Senhor empreendedorismo’, teve até edição angolana, destaque na Forbes Brasil e foi convertido em videojogo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.