BRAGA

BRAGA -

Startup a operar em Braga vence Road 2 Web Summit com abordagem inovadora à morte

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A CRE.MAR,  empresa a operar em Braga que quer simplificar e acelerar todo o processo associado à cremação de alguém que morre e que também tem um serviço para transformar cinzas em diamantes, foi distinguida esta quinta-feira como a startup com melhor performance no Road 2 Web Summit.

“Relativamente a este prémio, gostaria de salientar que o grande premiado” teve a “participação mais entusiasta, mais completa, mais atenta e mais proveitosa das ‘startups’ desta iniciativa (…)” e foi a CRE.MAR, disse o director executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, em conferência de imprensa, na Web Summit, em Lisboa.

O fundador da CRE.MAR, Vítor Oliveira, explicou que a ‘startup’ “é uma plataforma que tenta simplificar o processo de cremação online” e tem também uma oferta que permite transformar cinzas em diamantes.  A primeira oferta está disponível, para já, apenas em Braga e no Porto, a segunda tem cobertura nacional.

PUBLICIDADE

No distrito bracarense, os serviços da empresa estão acessíveis nos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.

André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, sublinhou na apresentação do vencedor do programa que “é interessante ver como um modelo de negócio pode ser sempre criativamente impactado, mesmo em abordagens nem sempre muito óbvias”.

“Acreditamos mesmo que a transição digital tem de ser feita em parceria com as empresas”, salientou, o secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

A Galp, pelas mãos da ‘chief operating officer’ (COO – responsável de operações), Teresa Abecasis, entregou o prémio.

“Temos aqui um desafio de uma geração, que é a descarbonização, sozinhos não vamos fazê-lo”, mas sim com colaboração, afirmou a administradora da Galp.

OBJECTIVO: EUROPA

O plano de expansão passa por alargar o serviço a todo o país e estendê-lo à Europa. As prioridades nessa internacionalização são França, Finlândia e Espanha e o objectivo é trilhar este percurso com um modelo de franchising, explicou em conferência de imprensa Vítor Oliveira, fundador.

A empresa tem uma plataforma que permite tratar de todo o processo burocrático da cremação e envio da urna para casa do cliente online. O cliente preenche um formulário, paga e recebe as cinzas em casa até 72 horas depois. 

APOIO PSICOLÓGICO

A Cre-mar está também a preparar um serviço de aconselhamento e apoio psicológico, que prestar através de uma app, adiantou o fundador da empresa.

O programa Road 2 Web Summit ajuda a preparar empresas para a presença no Web Summit e em 2021 seguiu já para a 6ª edição. Este ano, com o apoio da Galp, atribuiu um prémio à empresa com melhor performance neste percurso de formação e mentoria para a feira prémio conquistado pela Cre-mar.

Nas primeiras cinco edições, o Road 2 Web Summit já assistiu mais de 600 startups. Nesta edição estiveram 100, a Cre-mar foi a premiada com 5 mil euros.

 

Foto Vítor Oliveira/ Foto Facebook Cre-mar

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.