MUNDO

MUNDO -

Suíços decidem dia 27 de Setembro se querem fim da circulação entre o país e a UE

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os suíços decidem em 27 de Setembro se querem pôr fim à livre circulação de pessoas entre a Suíça e a União Europeia, num referendo promovido por uma iniciativa popular apoiada por sectores conservadores, anunciou esta segunda-feira o Governo suíço.

A proposta, intitulada ‘Iniciativa para uma Imigração Moderada’, à qual o Governo suíço manifestou oposição, deveria ter sido votada num plebiscito em Maio passado, mas o referendo teve de ser adiado devido à pandemia do novo coronavírus, que limitou até a semana passada a circulação entre a Suíça e a UE para o combate à covid-19.

O Governo da Suíça, através da seu conselheira federal e ministra da Justiça e Interior, Karin Keller-Sutter, enfatizou que esta iniciativa “ameaça a prosperidade” do país, distanciando-o da União Europeia no momento em que precisa de aumentar as suas relações comerciais para enfrentar a crise causada pela pandemia.

A conselheira observou, no entanto, que o Governo da Suíça deseja “limitar a imigração às necessidades mais estritas”, incentivando e apoiando o potencial da força de trabalho que já está na Suíça.

A iniciativa, que começou a tomar forma em 2018 com a recolha de assinaturas para solicitar a realização de um referendo, conta com o apoio do partido conservador da União Democrática do Centro (UDC), a formação com mais assentos no Parlamento suíço, embora sem posição maioritária.

Depois dos italianos e dos alemães, vivem na Suíça 265 mil 518 Portugueses, o que representa 12.5% da população estrangeira, segundo dados de Abril de 2019.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.