METEOROLOGIA -

METEOROLOGIA - -

Temperaturas máximas descem até 8 graus a partir de quinta-feira

As temperaturas máximas descem 8 graus a partir desta quinta-feira devido a uma massa de ar muito frio proveniente da Irlanda, prevendo-se também vento forte e queda de neve no Gerês.

Segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) as temperaturas máximas baixas mantêm-se até sexta-feira e sábado. No domingo espera-se uma subida da temperatura.

A descida é da ordem dos 8 graus nas temperaturas máximas e 2 a 4 graus nas mínimas. São esperadas máximas entre os 13 e 16 graus no litoral, e 5 a 7 graus no interior. O valor mais baixo previsto é na Serra da Estrela, com mínimas entre os -4 e os -7, e em Bragança, entre os 2 e 3 graus de mínima.

Esta descida brusca da temperatura está relacionada com a entrada de uma massa de ar muito frio, ar polar, que vem de norte, da Irlanda.

Para esta quinta-feira a descida da temperatura não é só acentuada, mas também acompanhada de vento forte. Estes dois factores conjugados dão um desconforto térmico, o que significa que as pessoas sentem mais frio do que aquele que é registado através das temperaturas, sublinha o IPMA.

AVISOS AMARELO E LARANJA

O IPMA emitiu aviso amarelo para sete distritos do continente (Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa) por causa da agitação marítima, que passa a laranja esta quinta-feira, prevendo-se ondas com 5 a 7 metros.

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão ainda sob aviso amarelo a partir das 00h00 desta quarta-feira até às 00h00 de sábado, devido à queda de neve (acima dos mil metros) e vento forte, que com rajadas de 80 a 11 kms/h nas terras altas do litoral.

A partir de domingo os valores da temperatura sobem, mas não para os valores que se registam nos últimos dias.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE