Mais um dia de chuva e, a partir do fim da tarde, deverá ser mais intensa, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Aliás, foi lançado mais um aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo, a partir das 18h00 (até às 12h00 de quarta-feira) para chuva persistente, por vezes forte.
A tempestade Kirk, que se encontra a norte dos Açores, só chega à Península Ibérica na quarta-feira, mas os seus efeitos vão sentir-se já na tarde desta terça-feira em Portugal continental, com chuva, rajadas de vento e ondas gigantes, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, numa «informação especial» divulgada nas últimas horas.
De acordo com a previsão do IPMA, o momento em que esta tempestade estará no «ponto mais próximo do continente» será às 07:00 de dia 9.
São, por isso, esperados «períodos de chuva já a partir do final da tarde de dia 8, que serão persistentes e por vezes fortes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, podendo ser acompanhados de trovoada, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de frequência a partir da tarde de dia 9».
O vento será moderado a forte (até 45 km/h), com rajadas até 70 km/h, que podem ser de 95 km/h na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro, e forte (até 55 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 110 km/h.
Relativamente ao estado do mar, são esperadas ondas de sudoeste com 4 a 5 metros esta terça-feira, aumentando para 5 a 7 metros a partir do meio da manhã de dia 9, que podem atingir 12 metros de altura máxima.
ovilaverdense@gmail.com