ESCOLAS

ESCOLAS -

Termina hoje o prazo para renovação de matrículas para alunos do 6º ao 9º anos e do 11º ano de escolaridade

Termina hoje o prazo para a renovação das matrículas online de todos os alunos do 6º ao 9º anos e também do 11º ano de escolaridade, que corresponde ao segundo prolongamento do prazo (inicialmente foi estabelecido até 28 de junho e depois alargado até 5 de julho). Desta vez, são as matrículas do ensino artístico especializado que estão a causar as maiores dificuldades.

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), até às 16 horas da passada quinta-feira tinham sido registadas 87.073 matrículas ou renovações de matrículas.

Houve no entanto «falhas de comunicação por parte do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) nas instruções às escolas para o carregamento de ofertas no âmbito do Ensino Artístico Especializado» que justificam o alargamento do prazo até esta segunda-feira.

O MECI garante que estas últimas falhas do Portal de Matrículas «são alheias às empresas OutSystems e Babel, que têm vindo a colaborar com o IGeFE».

Na passada quarta-feira, em declarações aos jornalistas no Porto, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, lamentou as “falhas que prejudicam centenas de milhares de famílias”, alegando que “os constrangimentos têm estado a tentar ser resolvidos muitas vezes com equipas a trabalhar 24 horas por dia”.

Na altura, o ministro recusou-se a responder se iriam ser prolongados novamente os prazos para a renovação de matrículas.

A renovação da matrícula para o 7º ano (mudança de ciclo) é obrigatória, enquanto para os 6º, 8º, 9º e 11º anos deve ser feita quando há mudança de escola, escolha de disciplinas, alteração de curso ou formação e de encarregado de educação.

Este fim de semana e até 10 de julho decorrem as matrículas do 2º ao 5º anos do ensino básico.

No dia 15 de julho, inicia-se o prazo para quem vai para o 10º e 12º anos, terminando a 20 deste mês.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE