VILA VERDE - Tertúlia “Engenheiras por um dia” para terminar com «segregação das escolhas profissionais entre homens e mulheres»

VILA VERDE -
Tertúlia “Engenheiras por um dia” para terminar com «segregação das escolhas profissionais entre homens e mulheres»

A Casa Conhecimento acolheu, esta semana, a Tertúlia “Engenheiras por um dia”, no âmbito do “International Girls in ICT Day”, uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento e da Acção Social do Município de Vila Verde, da Escola Secundária de Vila Verde e da Carta para a Diversidade.

O painel da tertúlia contou com as intervenções de três mulheres da área da tecnologia e da engenharia, Sara Estrela, da Altice e Isabel Cerqueira e Michele Alves, do Município de Vila Verde.

As participantes abordaram o seu percurso como estudantes e como profissionais e reflectiram sobre as influencias que sofreram, expressando ainda alguns dos seus sentimentos como «profissionais num mundo maioritariamente masculino».

PUBLICIDADE

Foi consensual que a curiosidade, a descoberta, o desafio, a actualização de conhecimentos, a inovação e o dinamismo «são uma constante no quotidiano de uma engenheira».

As engenheiras convidadas referiram, ainda, que «a par de todos estes aspectos aliciantes a área da tecnologia e da engenharia oferece uma grande empregabilidade, pois o futuro tem fortes alicerces nestas duas áreas.»

No encerramento, a Vereadora da Cultura e Acção Social, Júlia Fernandes, sublinhou que «são testemunhos na primeira pessoa, que começam na vossa idade e mostram que a procura do caminho certo é fundamental para a realização profissional e para a felicidade, pois somos realmente felizes quando fazemos o que gostamos».

«Definir metas e objectivos é o ponto de partida para chegarmos onde pretendemos», acrescentou.

A Tertúlia contou ainda com a participação do Director da Escola Secundária de Vila Verde, João Graça, da Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação da ESVV, Susana Gomes, de vários professores e alunos da referida escola.

PROJECTO “ENGENHEIRAS POR UM DIA”

O projecto “Engenheiras por um dia” tem como objectivo «promover a área da engenharia junto das jovens que frequentam o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário», sendo coordenado pelo Gabinete da Secretaria do Estado para a Cidadania e Igualdade e implementado por uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Carta da Diversidade e a Ordem dos Engenheiros, ao qual a Escola Secundária aderiu.

“INTERNATIONAL GIRLS IN ICT DAY”

Por sua vez, o International Girls in ICT Day é uma iniciativa apoiada pelos 193 Estados-Membros da União Internacional de Telecomunicações, uma agência da ONU, que pretende incentivar as jovens a interessarem-se e participarem no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação.