BRAGA

BRAGA -

Theatro Circo vai ser «bem cultural de interesse municipal»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O executivo municipal de Braga aprovou, esta segunda-feira, uma proposta de abertura do procedimento de classificação como Bem Cultural de Interesse Municipal do edifício do Teatro Circo.

A proposta, da Divisão do Património Cultural de Habitação (DPCH) será, agora, enviada à Direção Regional de Cultura do Norte para aprovação. O edifício encontra-se já classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1983.

PUBLICIDADE

Em 1906, um grupo de bracarenses liderado pelo então presidente da Câmara Municipal, Artur José Soares, José António Veloso e Cândido Martins, idealizou o Theatro Circo.

À época, a cidade possuía apenas o pequeno Teatro São Geraldo (onde hoje se encontra o edifício do Banco de Portugal), respondendo esse projecto aos anseios da cidade, que assistia a um grande desenvolvimento teatral, a exemplo do que acontecia no resto do país.

Com a construção do Theatro Circo, o edifício do Teatro São Geraldo foi vendido ao Banco de Portugal, que aí construiria mais tarde a sua delegação em Braga.

O projecto do novo teatro ficou a cargo do arquitecto Moura Coutinho, sendo erguido em parte do espaço anteriormente ocupado pelo extinto Convento dos Remédios. Os trabalhos iniciaram-se em 1911 estando concluídos três anos mais tarde (1914).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.