BRAGA –

BRAGA – -

Tibães recebe maior evento de sustentabilidade a nível nacional desta quinta-feira até domingo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O GreenFest, maior evento de sustentabilidade em Portugal, está de volta para a 2.ª edição em Braga desta quinta-feira até domingo, no Mosteiro de Tibães. Este ano o tema é ‘O Planeta Água’.

“O GreenFest tem como objectivo, entre outros, sensibilizar para as questões ecológicas e da inovação social, contribuindo para a mudança de comportamentos do cidadão e das comunidades”, sublinhou Pedro Norton de Matos, organizador do certame, durante a apresentação do evento, que decorreu esta terça-feira, e que contou também com a presença de Altino Bessa.

No GreenFest celebra-se o que melhor se faz nas quatro vertentes: Ambiental, Social, Económica e Cultural. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão participar em workshops relacionados com bem-estar, lifestyle, alimentação saudável, mostra de produtos biológicos e de comércio justo, assim como projectos inovadores com vista ao desenvolvimento de sociedades mais prósperas e sustentáveis. Poderão igualmente assistir a conferências, concertos, teatro, sessões de yoga e pilates, experiências de terapia na floresta, entre outros.

PUBLICIDADE

O evento estabelece-se como uma plataforma de opiniões e experiências, revelando as novas ideias, produtos e projectos criados com o intuito de desenvolver um modelo de prosperidade sustentável.

PROGRAMA

A Conferência de Abertura, esta quinta-feira, pelas 09h30, com o tema ‘A Água, o Lixo e as Alterações Climáticas’, conta, entre outros, com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e o fundador do Instituto Lixo Zero, no Brasil, Rodrigo Sabatini. A Conferência é moderada pelo vereador do Ambiente e Turismo, Altino Bessa. O dia continua com a Cerimónia Galardão Eco-Freguesias XXI 2019 da Associação Bandeira Azul da Europa, marcada para as 14 horas, que reconhece as freguesias nacionais que demonstraram um consistente compromisso com a sustentabilidade e termina com uma ‘Bioaventura Noturna’ do Projeto BioAventuras.

Na sexta-feira, o destaque da programação é a Conferência GTrends, agendada para as 14 horas, cujo tema é ‘Tendências Verdes’. Representantes do INL, Bosch, Fujitsu ou Finerge juntam-se para reflectir e partilhar opiniões sobre tendências que estão a moldar o presente e a redesenhar o futuro. São muitas as iniciativas marcadas para este dia, pelo que, durante a manhã, importa referir o Encontro de Boas Práticas Municipais Lixo Zero em Portugal, a Conferência Eco-Escolas – Boas Práticas e a Sessão ‘Sustentabilidade numa Sessão de Lego Serious Play’. No período da tarde, os visitantes podem assistir igualmente à Conferência Green Key, Turismo Sustentável da ABAE e à Palestra do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável ‘Discover Sustainability’.

FIM-DE-SEMANA PARA FAMÍLIAS

Fim-de-semana é sinónimo de famílias para o GreenFest com uma programação que integra todas as gerações. Destaque no Sábado, para a ‘Forest Nature Experience’, por parte da Re-Nature, cujo objectivo prende-se com o desenvolvimento da atenção plena, ligação sensorial e consciente com a natureza. O passeio de duas horas está agendado para as 11h30. O visitante pode também assistir aos workshops ‘Cerveja Artesanal’ e ‘Essência da felicidade’ durante a tarde, sendo que Mariana Root e Kabeção Rodrigues dão por terminado o dia com o ‘Concerto Água’, pelas 19 horas.

O último dia conta com dois tours interpretativos do Mosteiro de Tibães, de manhã com o tema ‘Água’ e à tarde ‘Economia Circular’, já Eunice Maia, fundadora da Maria Granel dá ‘Dicas para Reduzir o Desperdício’ e está agendada uma mesa redonda com o tópico ‘Água Doce, Água Salgada, nosso património’ organizada pelo Centro de Comunicação dos Oceanos. Entre workshops, peças de teatro, showcookings, yoga, palestras e passeios, o GreenFest termina com vários concertos em diferentes pontos do Mosteiro de Tibães.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.