Tibães recebe maior evento de sustentabilidade a nível nacional desta quinta-feira até domingo

O GreenFest, maior evento de sustentabilidade em Portugal, está de volta para a 2.ª edição em Braga desta quinta-feira até domingo, no Mosteiro de Tibães. Este ano o tema é ‘O Planeta Água’.

“O GreenFest tem como objectivo, entre outros, sensibilizar para as questões ecológicas e da inovação social, contribuindo para a mudança de comportamentos do cidadão e das comunidades”, sublinhou Pedro Norton de Matos, organizador do certame, durante a apresentação do evento, que decorreu esta terça-feira, e que contou também com a presença de Altino Bessa.

No GreenFest celebra-se o que melhor se faz nas quatro vertentes: Ambiental, Social, Económica e Cultural. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão participar em workshops relacionados com bem-estar, lifestyle, alimentação saudável, mostra de produtos biológicos e de comércio justo, assim como projectos inovadores com vista ao desenvolvimento de sociedades mais prósperas e sustentáveis. Poderão igualmente assistir a conferências, concertos, teatro, sessões de yoga e pilates, experiências de terapia na floresta, entre outros.

O evento estabelece-se como uma plataforma de opiniões e experiências, revelando as novas ideias, produtos e projectos criados com o intuito de desenvolver um modelo de prosperidade sustentável.

PROGRAMA

A Conferência de Abertura, esta quinta-feira, pelas 09h30, com o tema ‘A Água, o Lixo e as Alterações Climáticas’, conta, entre outros, com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e o fundador do Instituto Lixo Zero, no Brasil, Rodrigo Sabatini. A Conferência é moderada pelo vereador do Ambiente e Turismo, Altino Bessa. O dia continua com a Cerimónia Galardão Eco-Freguesias XXI 2019 da Associação Bandeira Azul da Europa, marcada para as 14 horas, que reconhece as freguesias nacionais que demonstraram um consistente compromisso com a sustentabilidade e termina com uma ‘Bioaventura Noturna’ do Projeto BioAventuras.

Na sexta-feira, o destaque da programação é a Conferência GTrends, agendada para as 14 horas, cujo tema é ‘Tendências Verdes’. Representantes do INL, Bosch, Fujitsu ou Finerge juntam-se para reflectir e partilhar opiniões sobre tendências que estão a moldar o presente e a redesenhar o futuro. São muitas as iniciativas marcadas para este dia, pelo que, durante a manhã, importa referir o Encontro de Boas Práticas Municipais Lixo Zero em Portugal, a Conferência Eco-Escolas – Boas Práticas e a Sessão ‘Sustentabilidade numa Sessão de Lego Serious Play’. No período da tarde, os visitantes podem assistir igualmente à Conferência Green Key, Turismo Sustentável da ABAE e à Palestra do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável ‘Discover Sustainability’.

FIM-DE-SEMANA PARA FAMÍLIAS

Fim-de-semana é sinónimo de famílias para o GreenFest com uma programação que integra todas as gerações. Destaque no Sábado, para a ‘Forest Nature Experience’, por parte da Re-Nature, cujo objectivo prende-se com o desenvolvimento da atenção plena, ligação sensorial e consciente com a natureza. O passeio de duas horas está agendado para as 11h30. O visitante pode também assistir aos workshops ‘Cerveja Artesanal’ e ‘Essência da felicidade’ durante a tarde, sendo que Mariana Root e Kabeção Rodrigues dão por terminado o dia com o ‘Concerto Água’, pelas 19 horas.

O último dia conta com dois tours interpretativos do Mosteiro de Tibães, de manhã com o tema ‘Água’ e à tarde ‘Economia Circular’, já Eunice Maia, fundadora da Maria Granel dá ‘Dicas para Reduzir o Desperdício’ e está agendada uma mesa redonda com o tópico ‘Água Doce, Água Salgada, nosso património’ organizada pelo Centro de Comunicação dos Oceanos. Entre workshops, peças de teatro, showcookings, yoga, palestras e passeios, o GreenFest termina com vários concertos em diferentes pontos do Mosteiro de Tibães.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais