COVID-19

COVID-19 -

Toma da segunda dose da vacina pode ser adiada para permitir vacinar mais pessoas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 defendeu, esta quarta-feira, o adiamento da toma da segunda dose para permitir a vacinação de mais 200 mil pessoas até ao fim de Março.

«Está a ser estudado, a meu pedido, pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Infarmed, se podemos alargar este período por duas semanas, de forma a conseguirmos antecipar a vacinação a cerca de 200 mil pessoas», referiu Henrique Gouveia e Melo.

O vice-almirante, que lidera a “task-force” responsável pelo plano de vacinação, disse que se trata de uma decisão «muito importante pelos 70% da protecção que pode dar».

«Reforçar a vacinação uma ou duas semanas mais tarde praticamente não vai fazer grande variação no processo de defesa da pessoa que já foi vacinada com a primeira dose», sublinhou.

Em declarações no âmbito de uma audição na Comissão da Saúde, na Assembleia da República, Gouveia e Melo realçou que «deve ser privilegiada a antecipação da vacinação por diversos motivos», entre os quais a meta da União Europeia de ter 80% da população com mais de 80 anos vacinada até ao fim do primeiro trimestre do ano.

«E porque é um princípio bom: 70% de protecção é melhor do que 0% de protecção para 200 mil pessoas durante um período alargado», reiterou, assumindo a incerteza actual na concretização deste objectivo.

«É uma preocupação, não tenho a certeza de que vamos conseguir atingir o objectivo face ao número de vacinas que temos», admitiu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.