REGIÃO

REGIÃO -

Tour “De Repente, Canta a Gente” leva alunos do Alto Minho a cantar ao desafio

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os alunos do Alto Minho, incluídos na tour de concertos “De Repente, Canta a Gente”, vão actuar este fim-de-semana (13 e 14 de Novembro), nos concelhos de Caminha e Arcos de Valdevez, às 16h00.

No sábado, 13 de Novembro, os alunos mais novos sobem ao palco do Cine-Teatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, acompanhados de Augusto Canário, Cândido Miranda e Naty Vieira.

PUBLICIDADE

No dia seguinte, à mesma hora, o espectáculo decorre no auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, com os mais jovens a dividirem o protagonismo na arte de improvisar ao ritmo de concertina, com Augusto Canário, Leiras do Soajo, Carlos Rodrigues e Samuel Araújo.

No final do espectáculo, há ainda tempo para uma novidade: a cantoria vai ser acompanhada por um DJ e os cantores vão ser desafiados a cantarem ao som do FreakJ.

No total, mais de 400 jovens aceitaram o desafio de aprender as técnicas da desgarrada, considerada um património cultural da região. Destes alunos, 200 passaram à fase de concertos em tour pelo Alto Minho e vão mostrando os seus dotes musicais ao longo da iniciativa “De Repente, Canta a Gente”.

Esta actividade consiste num programa de captação de talentos, de forma a divulgar e ensinar aos mais jovens da região esta forma de cantar. Esta tour engloba também uma série de 10 concertos que vão mostrar em cada um dos concelhos do Alto Minho as novas vozes do canto ao desafio.

Estes concertos vão decorrer até ao dia 21 de Novembro, sendo que no final do mês haverá lugar a dois grandes eventos: uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Este projecto teve início em Dezembro de 2020 e foram realizadas 58 acções de capacitação junto das comunidades escolares e culturais dos 10 municípios da região, lideradas pelo cantador Augusto Canário, que marcou presença em todas as iniciativas.

Este projecto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e co-financiado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A sua acção envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.