VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Toy, Calema e Cuca Roseta animam Festas de Santo António

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Toy, Calema e Cuca Roseta são os cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas Concelhias de Santo António, em Vila Verde, que decorrem entre os dias 12 e 16 de Junho.

Há ainda outras duas novidades: a passagem da actuação das marchas para a tarde do feriado (13 de Junho) e a recuperação de um torneio de futebol 7, no escalão de infantis, que será disputado por oito equipas do concelho.

PUBLICIDADE

«Esta é uma festa que serve para valorizar o território, os seus usos, costumes e tradições, assim como atrair visitantes. O programa leva para o terreno um conjunto diversificado de iniciativas para ir ao encontro destes objectivos», referiu o presidente da Câmara, António Vilela, durante a apresentação do cartaz, que decorreu esta quarta-feira.

Numa «festa do povo e para o povo», como sublinhou a vereadora Júlia Fernandes, mantêm-se as iniciativas já características, quer no âmbito religioso, quer no âmbito de animação popular, que contam com «o envolvimento e a participação de várias associações e instituições» do concelho.

Este ano, há também a novidade de as Festas Concelhias de Santo António acontecerem no meio de outras duas celebrações em honra do mesmo santo: Mixões da Serra (cuja tradição bênção dos animais se realiza no dia 9 de Junho) e Revenda (cujas festas decorrem no fim-de-semana seguinte).

PROGRAMA

As Festas Concelhias abrem no dia 12, quarta-feira, com a tradicional animação popular, garantida pelas rusgas, na véspera do dia de Santo António.

No feriado, 13 de Junho, há missa solene, a actuação das marchas populares a partir das 15h00, a mostra de talentos (18h00) e a actuação da Academia de Música com vários convidados, entre eles Cuca Roseta (22h00).

Sexta-feira é o dia reservado para a actuação de Toy e dos Roconorte (22h00).

No sábado, decorrem várias actividades desportivas (“Cãominhada”, Rally Paper, Prova de Tiro aos Pratos, Corrida de Cavalos), sai o tradicional Cortejo da Tradição e a noite volta a ficar reservada para o Festival Folclórico Luso-Espanhol, com a participação de sete grupos.

O domingo junta as principais manifestações religiosas, com destaque para a missa solene (11h00) e para a procissão (17h00). Pelo meio, decorre o Festival Folclórico Concelhio, juntando oito grupos, a partir das 15h00.

À noite, há o Concerto Filarmónico com as Bandas de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega às 21h00, antes do espectáculo dos Calema, um dos momentos altos do programa, agendado para as 22h00.

O encerramento acontece com o habitual fogo-de-artifício. Em todas as noites, há “after-party” pela noite dentro.

A equipa vencedora do torneio de Santo António irá participar numa competição internacional a 7 de Setembro, em Saint-Mandé, na região de Paris, em França, uma vila geminada com Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.