VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Toy, Calema e Cuca Roseta animam Festas de Santo António

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Toy, Calema e Cuca Roseta são os cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas Concelhias de Santo António, em Vila Verde, que decorrem entre os dias 12 e 16 de Junho.

Há ainda outras duas novidades: a passagem da actuação das marchas para a tarde do feriado (13 de Junho) e a recuperação de um torneio de futebol 7, no escalão de infantis, que será disputado por oito equipas do concelho.

PUBLICIDADE

«Esta é uma festa que serve para valorizar o território, os seus usos, costumes e tradições, assim como atrair visitantes. O programa leva para o terreno um conjunto diversificado de iniciativas para ir ao encontro destes objectivos», referiu o presidente da Câmara, António Vilela, durante a apresentação do cartaz, que decorreu esta quarta-feira.

Numa «festa do povo e para o povo», como sublinhou a vereadora Júlia Fernandes, mantêm-se as iniciativas já características, quer no âmbito religioso, quer no âmbito de animação popular, que contam com «o envolvimento e a participação de várias associações e instituições» do concelho.

Este ano, há também a novidade de as Festas Concelhias de Santo António acontecerem no meio de outras duas celebrações em honra do mesmo santo: Mixões da Serra (cuja tradição bênção dos animais se realiza no dia 9 de Junho) e Revenda (cujas festas decorrem no fim-de-semana seguinte).

PROGRAMA

As Festas Concelhias abrem no dia 12, quarta-feira, com a tradicional animação popular, garantida pelas rusgas, na véspera do dia de Santo António.

No feriado, 13 de Junho, há missa solene, a actuação das marchas populares a partir das 15h00, a mostra de talentos (18h00) e a actuação da Academia de Música com vários convidados, entre eles Cuca Roseta (22h00).

Sexta-feira é o dia reservado para a actuação de Toy e dos Roconorte (22h00).

No sábado, decorrem várias actividades desportivas (“Cãominhada”, Rally Paper, Prova de Tiro aos Pratos, Corrida de Cavalos), sai o tradicional Cortejo da Tradição e a noite volta a ficar reservada para o Festival Folclórico Luso-Espanhol, com a participação de sete grupos.

O domingo junta as principais manifestações religiosas, com destaque para a missa solene (11h00) e para a procissão (17h00). Pelo meio, decorre o Festival Folclórico Concelhio, juntando oito grupos, a partir das 15h00.

À noite, há o Concerto Filarmónico com as Bandas de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega às 21h00, antes do espectáculo dos Calema, um dos momentos altos do programa, agendado para as 22h00.

O encerramento acontece com o habitual fogo-de-artifício. Em todas as noites, há “after-party” pela noite dentro.

A equipa vencedora do torneio de Santo António irá participar numa competição internacional a 7 de Setembro, em Saint-Mandé, na região de Paris, em França, uma vila geminada com Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS