NACIONAL –

NACIONAL – -

Trabalhadores da Ryanair marcam greve para 28 de Setembro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os tripulantes da transportadora aérea Ryanair anunciaram, esta quinta-feira, uma greve para o próximo dia 28. Portugal está entre os cinco países que aderem ao protesto dos tripulantes de cabine da transportadora aérea irlandesa.

Além de Portugal, o protesto junta trabalhadores da Bélgica, Holanda, Itália e Espanha, segundo Yves Lambot, dirigente da associação de sindicatos do sector (CNE), citado por agências noticiosas, tendo a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) confirmado também a data à agência Lusa.

Ainda esta quinta-feira, os responsáveis sindicais reúnem-se com os chefes de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e da comissária do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade dos Trabalhadores, Marianne Thyssen.

PUBLICIDADE

No passado dia 7, sindicatos europeus, incluindo o português SNPVAC, anunciaram que iriam avançar com uma greve ao trabalho na Ryanair.

Em cima da mesa está, nomeadamente, a exigência para que os contratos de trabalho da Ryanair sejam feitos segundo a lei laboral nacional de cada país, e não a irlandesa, que tem sido a usada pelo grupo.

A Ryanair rejeita que a greve cause o caos nos voos. Em comunicado,  diz que acredita que a grande maioria da sua tripulação de cabine, em toda a Europa, trabalhe normalmente.

Lembra também a experiência em protestos anteriores e dá o exemplo do que aconteceu nos cinco dias de paralisação este Verão, em que conseguiu realizar a maioria das ligações previstas

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS