ROTA DAS COLHEITAS –  Tradição do Caldo do Pote ganha força na Alemanha

ROTA DAS COLHEITAS –
Tradição do Caldo do Pote ganha força na Alemanha

A Festa do Caldo do Pote regressou à Alemanha, mais concretamente à cidade de Dusseldorf, no último domingo, numa iniciativa que juntou perto de mil participantes entre a comunidade alemã, emigrantes e a comitiva portuguesa.

O evento aconteceu na parte exterior do restaurante português comandado pelo emigrante José Esteves, proveniente de Sabariz, e por mais dois sócios.

PUBLICIDADE

A iniciativa contou com a confecção de 1500 litros de caldos de dez receitas diferentes, mas também com as tradicionais pataniscas e a broa de milho.

A mesa não ficou só reservada para as tradições minhotas, pois o tradicional vinho quente de Dusseldorf também entrou na mesa para ser provado pelos portugueses.

Todos os anos há uma novidade e 2018 não foi excepção. A organização preparou um polvo cozido numa panela de cobre para os alemães provarem as diferentes delícias gastronómicas minhotas. dos sabores tradicionais à mistura.

À semelhança dos últimos anos, a cidade alemã faz uma réplica para celebrar e divulgar as tradições do mundo rural da região do Minho.

A edição deste ano contou novamente com a participação de vários portugueses, naturais de Sabariz, que arregaçaram as mangas e meteram as mãos na massa para mostrar a arte da cozinha tradicional.

«Foi excelente! Um dia bem passado, cheio de alegria e boa energia. Apesar de estar muito frio, as pessoas aderiram bastante bem. Tivemos aqui centenas e centenas de pessoas. A verdade é que os alemães não gostam disto, eles adoram! Estão sempre a pedir-me para fazer festas deste género», referiu José Esteves.