MOBILIDADE

MOBILIDADE -

Transportes Urbanos de Braga reforçam frota com mais sete viaturas 100% eléctricas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) de reforçaram a sua frota com sete novas viaturas com propulsão 100% eléctrica, aumentando assim para 13 o número de autocarros eléctricos a circular na cidade. A cerimónia de apresentação das novas viaturas decorreu este sábado, no Altice Forum Braga, na presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Com um investimento de 3, 2 milhões de euros, que teve o apoio do Fundo de Coesão, os TUB “dão mais um importante passo na promoção da mobilidade urbana sustentável do concelho”, afirmou o presidente da Câmara de Braga, referindo que a transportadora municipal é “uma referência nacional na operação eléctrica de autocarros de transporte público de passageiros”.

PUBLICIDADE

“Os TUB são um exemplo de um crescimento contínuo e sustentado ao longo dos últimos seis anos. Esta empresa tem feito um percurso verdadeiramente notável no sector que se traduz, ano após ano, no aumento do número de passageiros, no aumento de receita, na redução de custos de operação e manutenção e nos números excepcionais no desempenho e cumprimento das obrigações sem que, para isso, seja necessário penalizar os utilizadores com aumento de tarifários”, acrescentou Ricardo Rio.

O autarca congratulou-se ainda com a contratualização do serviço público de transporte de passageiros de Braga. “Entendemos a celebração de um contrato de concessão de serviço público a 10 anos, é a melhor forma de servir a população e o interesse público da mobilidade na cidade de Braga”, referiu Ricardo Rio, sublinhando “a capacidade e experiência dos TUB no cumprimento desta missão”.

Os sete novos autocarros vão circular nas linhas 74 (Camélias – Hospital) e 96 (Hotel Lamaçães – E. Leclerc), que no ano transacto transportaram quase 1 milhão e 500 mil passageiros.

As novas viaturas eléctricas integram uma candidatura aprovada ao abrigo do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos 2020 (POSEUR 2020), com vista à renovação da frota de veículos de transporte público colectivo de passageiros, mediante a aquisição de 32 novos autocarros limpos, dos quais 7 com propulsão 100% eléctrica e 25 com propulsão a Gás Natural, reforçando a frota de 6 veículos eléctricos em operação desde finais de 2018.

IMPACTO AMBIENTAL “MUITO SIGNIFICATIVO”

Desde finais de 2018 que os TUB operam uma frota de 6 autocarros eléctricos, “gerando um impacto ambiental e económico significativo”.

Segundo Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, nos últimos dois anos a utilização destas viaturas permitiu uma redução do consumo energético em 75% e uma diminuição em mais de 100 mil euros dos custos em energia, o que representa uma poupança de 68%, assinalando também a redução de emissão de 347 toneladas de CO2 para a atmosfera urbana.

Os TUB transportam cerca de 50 mil passageiros por dia, num concelho com mais de 181 mil habitantes, operando em todas as freguesias. A empresa possui 74 linhas regulares, operadas por 136 viaturas que percorreram anualmente mais de 6 milhões de quilómetros e transportaram mais de 12 milhões de passageiros, o que representa cerca de 400 mil horas de serviço público e 592.363 viagens realizadas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.