ESTÁDIO MUNICIPAL –

ESTÁDIO MUNICIPAL – -

Tribunal condenou Câmara de Braga a pagar quatro milhões a Souto Moura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Previa-se que custasse 32 milhões. Mas o “novo” estádio de Braga custou já 157 milhões de euros. A soma foi feita pelo Tribunal de Contas e consta da sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal que condenou o Município a pagar às empresas Souto Moura – Arquitectos e à Afassociados  – Projectos de Engenharia o montante de 2, 59 milhões de euros, a que acrescem 11 anos de juros. Quatro milhões, no total.

O JN de hoje escreve que o Tribunal deu razão àquele consórcio que, em 2006, reclamou três milhões de euros de honorários a mais no projecto arquitetónico do estádio, construído para o Euro 2004.

A estes 157 milhões, acrescem 20 milhões, ou seja, o preço final sobe para 177 milhões, em consequência de três sentenças judiciais: quatro milhões a pagar à firma de arquitectura/engenharia; seis milhões ao consórcio ASSOC/Associados (de trabalhos a mais na obra) e um terceiro de 10 milhões (por razões idênticas) que está pendente de recurso camarário no Tribunal Central Administrativo do Norte e que, atendendo a que o Município já foi condenado duas vezes em julgamento na primeira instância, deve culminar com a confirmação da sentença.

Ao que “O Vilaverdense/PressMinho” soube, falta ainda pagar 30 dos 157 milhões de euros. Verba que a Câmara vai liquidando ao ritmo de 7,5 milhões por ano. Uma «fortuna», diz fonte camarária.

E falta ainda pagar os 20 milhões de sentenças judiciais, o que será feito após o Tribunal determinar o montante exato, “ao tostão”, em execução de sentença.

Souto Moura e Rui Furtado, que receberam 3,75 milhões da Câmara e aceitaram um «preço fixo», vieram dizer em Tribunal que o acordo sobre esse montante celebrado em 2000 com o ex-presidente da Câmara, Mesquita Machado, se referia a uma primeira proposta, «de custos muito menos elevados».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.