BRAGA

BRAGA -

Tribunal marcou para 3 de Maio decisão sobre multa a aplicar a Mesquita Machado no processo das Convertidas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O ex-presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, escuta no dia 3 de Maio a decisão do Tribunal Judicial de Braga sobre o montante da multa que lhe vai ser aplicada, por ordem do Tribunal da Relação de Guimarães.

Esta tarde, o colectivo de juízes reabriu o processo, sem a presença de Mesquita, tendo-se limitado a marcar a data.

Recorde-se que o ex-autarca foi condenado a três anos de prisão, suspensos, por igual período, no chamado caso das Convertidas.

A multa resulta de uma decisão do Tribunal da Relação de Guimarães que, em 2020, rejeitou o recurso da pena e mandou aplicar-lhe uma multa, de valor não indicado, mas cuja extensão irá entre 50 a 100 dias.

O ex-presidente do Município ficou, definitivamente, com três anos de prisão suspensos por igual período.

Isto porque o Tribunal Constitucional rejeitou o seu recurso interposto porque não se conformara com a condenação que lhe foi aplicada no Tribunal Judicial de Braga, e confirmada pela Relação de Guimarães, pelo crime de “participação económica em negócio” no chamado caso das Convertidas.

Mesquita foi, entretanto, absolvido no julgamento, com o empresário António Salvador, da Britalar, no caso do prolongamento do túnel da Avenida da Liberdade.

INOCENTE

No caso das Convertidas, o ex-autarca socialista protestava a sua inocência no caso e defendia que os juízes da primeira instância não aplicaram o princípio do “in dubio pro reu” (na dúvida, decide-se a favor do arguido), tese que o Constitucional rejeitou.

Numa primeira fase, o Tribunal rejeitou o recurso, mas Mesquita apresentou uma reclamação, a qual confirmou a decisão. Em termos jurídicos, o ex-presidente bracarense pode apenas recorrer para os tribunais europeus.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.