O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou este sábado o cancelamento da viagem de dois enviados norte-americanos ao Paquistão, numa decisão comunicada durante uma entrevista ao canal Fox News.
A deslocação de Steve Witkoff e Jared Kushner a Islamabad tinha sido revelada pelo próprio chefe de Estado na véspera, mas acabou por ser anulada poucas horas depois.
Segundo Donald Trump, a decisão prende-se com a extensão da deslocação e com a avaliação da utilidade da missão diplomática.
“Não vão fazer um voo de 18 horas para irem até lá. Nós temos todas as cartas na manga. Podem ligar-nos quando quiserem, mas vocês não vão fazer mais voos de 18 horas para ficarem sentados a conversar sobre nada”, afirmou.
O cancelamento surge de forma inesperada, tendo em conta que a visita tinha sido apresentada como parte de contactos diplomáticos entre Washington e Islamabad.
A decisão poderá refletir uma mudança de estratégia por parte da administração norte-americana relativamente ao diálogo com o Paquistão, embora não tenham sido avançados mais detalhes sobre eventuais contactos alternativos.
A relação entre os Estados Unidos e o Paquistão tem sido marcada por momentos de cooperação e tensão, especialmente em matérias de segurança regional e política externa.
O cancelamento da visita poderá, assim, adiar eventuais avanços em dossiês bilaterais, mantendo o diálogo dependente de canais remotos ou de futuras iniciativas diplomáticas.



