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Turismo cai 77% entre 2019 e 2020 em Braga

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A afluência de turistas a Braga caiu 77 % entre 2019 e 2020 devido ao efeito da pandemia da covid-19, contrariando a “assinalável tendência de crescimento registada nos últimos 10 anos, sempre com taxas médias acima dos 10%.

Os dados constam do relatório actividades de 2020 da Divisão de Economia e Turismo do município (https://bit.ly/2PWASOg), divulgado esta segunda-feira, e tem como indicador o número de turistas que acorreram aos serviços do Posto de Turismo.

A quebra, refere o documento, “fez-se notar em todo o país, tendo sido atenuada pela afluência do turismo interno nos meses de Verão”.

No relatório é referido que nos meses de Janeiro e de Fevereiro o número de visitantes tinha aumentado 6% e 8%, respectivamente, meses em que a pandemia já estava a alastrar pela Europa. Em Março, declarado o Estado de Emergência, mesmo com os serviços a encerrarem, ainda foram realizados 6.748 atendimentos neste equipamento municipal, revela o documento.

Posteriormente, nos primeiros meses de reabertura, o sector não recuperou, uma vez que as fronteiras estavam encerradas e, mesmo com o desconfinamento gradual, os níveis de confiança dos consumidores estavam em baixa.

Os meses de Julho e Agosto de 2020 atingiram “resultados positivos tendo em conta as previsões mais pessimistas apontadas no início do segundo semestre”. 

TURISTA NACIONAL

Com a reabertura das fronteiras e dos corredores aéreos, coincidindo com a vinda dos emigrantes e de franceses que habitualmente fazem férias em Portugal no mês de Agosto, somados aos habituais visitantes espanhóis, “o cenário turístico para Braga parecia querer recuperar de novo durante os meses de Julho e Agosto, notando-se na cidade uma retoma da procura de grupos organizados, nomeadamente originários de países como a França e a Polónia”, salienta o documento.

Após o mês de Setembro, o país voltou a uma nova fase de contenção e recolhimento e, a 15 de Outubro, em resposta à grave evolução da pandemia em Portugal, foram impostas novas restrições, que foram reforçadas em Novembro, limitando a circulação entre concelhos em determinados períodos, como aos fins-de-semana, período de eleição para deslocações em lazer. 

Desta forma, “os últimos meses do ano registaram um acentuado decréscimo na procura dos destinos turísticos”, refere relatório.

O mercado português foi o mais representativo no total do número de atendimentos no Posto de Turismo, com 42%. A seguir a este, verificou-se a mesma tendência de anos anteriores, ou seja, um maior número de atendimentos a visitantes espanhóis e franceses, com 25% e 12% respectivamente.

PROMOÇÃO

Com um 2020 “completamente atípico” e, com o primeiro confinamento, o foco da autarquia “centrou-se no apoio aos profissionais do sector, realizando uma constante estratégia de comunicação da informação sobre as linhas de apoio aos empresários, informando e esclarecendo como estes poderiam desenvolver a sua actividade com as restrições impostas”.

Posteriormente, recorda o pelouro do Turismo, “foi reformulada toda a estratégia de promoção de Braga como destino turístico sendo que a aposta se centrou num investimento junto do mercado interno e de proximidade como Espanha”.

 

Legenda: Entre Janeiro e Marco de 2020, o posto de turismo realizou 6.748 atendimentos

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