A UGT e o Governo não chegaram a acordo sobre a revisão da legislação laboral, após a reunião realizada esta quinta-feira, mantendo-se o impasse nas negociações em sede de concertação social.
Em resolução aprovada por unanimidade, o Secretariado Nacional da UGT considerou que a proposta apresentada pelo Executivo revela uma “insuficiente aproximação negocial”, não reunindo condições para alcançar um consenso entre as partes.
A central sindical rejeita, assim, a atual versão do pacote laboral, defendendo que as medidas em discussão não respondem de forma adequada às preocupações dos trabalhadores, nomeadamente em matérias relacionadas com direitos laborais e condições salariais.
Apesar da posição crítica, a UGT sublinha a importância de manter o diálogo aberto e apela à continuação das negociações, com vista a um eventual entendimento que possa equilibrar os interesses dos trabalhadores e das entidades empregadoras.
O processo de revisão da legislação laboral tem estado no centro do debate político e social nas últimas semanas, envolvendo Governo, sindicatos e confederações patronais, num esforço para alcançar um acordo que promova simultaneamente melhores condições de trabalho e maior competitividade económica.



