BRAGA –

BRAGA – -

UMinho acolhe plataforma para transformação digital na indústria e na sociedade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Universidade do Minho (UMinho) vai acolher, com o apoio do Governo, uma estrutura do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT). A Reitoria adiantou que a EIT Digital BragaSatellite contribuirá para integrar Portugal no vasto ecossistema de inovação europeu.

O evento inaugural terá lugar no dia 26 de Junho, quarta-feira, às 10h00, no GNRation, em Braga, contando com a presença dos Ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, do Planeamento, Nelson Souza, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

PUBLICIDADE

A EIT Digital Braga Satellite – sublinha a Universidade – é o primeiro centro partilhado do EIT a abrir em Portugal e tem como parceiros a UMinho, o DTx – Digital Transformation CoLab, o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o BGI – Building Global Innovators e as empresas WaveCom e Bright Pixel e irá servir todo o país.

São tarefas principais da nova estrutura: o envolvimento de parceiros do sistema científico e da indústria; a procura pró-activa de oportunidades de inovação colaborativa, com impacto efectivo, por empresas e universidades em Portugal; potenciar actividades em rede entre as comunidades empresariais e académicas em Portugal e o ecossistema EIT Digital, distribuído pela Europa.

EIT DIGITAL

Com um orçamento anual de 100 milhões de euros, a EIT Digital é uma organização europeia de inovação digital e educação empresarial de vanguarda, sendo uma das oito comunidades de inovação do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia.

Este Instituto tem dez centros partilhados na Europa, com o objectivo de aumentar o investimento em I&D, intensificar a partilha de conhecimentos entre as universidades e a indústria, desenvolver as aptidões digitais e promover a oferta de Portugal aos investidores e aos talentos.

Para isso, «promove o investimento em tecnologias digitais baseadas em pesquisa, privilegiando os desafios estratégicos e sociais da Europa, nomeadamente nos sectores da indústria, finanças, saúde e tecnologia digitais».

A EIT Digital proporciona ao mercado inovações digitais revolucionárias e gera talento empresarial para o crescimento económico e a melhoria da qualidade de vida na Europa.

Fá-lo, mobilizando 200 entidades europeias, entre elas PME, start-ups, universidades e centros de investigação.

Concentra-se no empreendedorismo e destaca-se na integração da formação, investigação e negócios ao aproximar estudantes, investigadores, engenheiros e empresários/empreendedores.

Dispõe de uma rede pan-europeia de Centros Partilhados em Berlim, Budapeste, Eindhoven, Estocolmo, Helsínquia, Londres, Madrid, Paris e Trento. A EIT Digital também dispõe ainda de um centro em Silicon Valley (EUA).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS