BRAGA –

BRAGA – -

UMinho acolhe plataforma para transformação digital na indústria e na sociedade

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Universidade do Minho (UMinho) vai acolher, com o apoio do Governo, uma estrutura do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT). A Reitoria adiantou que a EIT Digital BragaSatellite contribuirá para integrar Portugal no vasto ecossistema de inovação europeu.

O evento inaugural terá lugar no dia 26 de Junho, quarta-feira, às 10h00, no GNRation, em Braga, contando com a presença dos Ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, do Planeamento, Nelson Souza, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

PUBLICIDADE

A EIT Digital Braga Satellite – sublinha a Universidade – é o primeiro centro partilhado do EIT a abrir em Portugal e tem como parceiros a UMinho, o DTx – Digital Transformation CoLab, o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o BGI – Building Global Innovators e as empresas WaveCom e Bright Pixel e irá servir todo o país.

São tarefas principais da nova estrutura: o envolvimento de parceiros do sistema científico e da indústria; a procura pró-activa de oportunidades de inovação colaborativa, com impacto efectivo, por empresas e universidades em Portugal; potenciar actividades em rede entre as comunidades empresariais e académicas em Portugal e o ecossistema EIT Digital, distribuído pela Europa.

EIT DIGITAL

Com um orçamento anual de 100 milhões de euros, a EIT Digital é uma organização europeia de inovação digital e educação empresarial de vanguarda, sendo uma das oito comunidades de inovação do Instituto Europeu da Inovação e Tecnologia.

Este Instituto tem dez centros partilhados na Europa, com o objectivo de aumentar o investimento em I&D, intensificar a partilha de conhecimentos entre as universidades e a indústria, desenvolver as aptidões digitais e promover a oferta de Portugal aos investidores e aos talentos.

Para isso, «promove o investimento em tecnologias digitais baseadas em pesquisa, privilegiando os desafios estratégicos e sociais da Europa, nomeadamente nos sectores da indústria, finanças, saúde e tecnologia digitais».

A EIT Digital proporciona ao mercado inovações digitais revolucionárias e gera talento empresarial para o crescimento económico e a melhoria da qualidade de vida na Europa.

Fá-lo, mobilizando 200 entidades europeias, entre elas PME, start-ups, universidades e centros de investigação.

Concentra-se no empreendedorismo e destaca-se na integração da formação, investigação e negócios ao aproximar estudantes, investigadores, engenheiros e empresários/empreendedores.

Dispõe de uma rede pan-europeia de Centros Partilhados em Berlim, Budapeste, Eindhoven, Estocolmo, Helsínquia, Londres, Madrid, Paris e Trento. A EIT Digital também dispõe ainda de um centro em Silicon Valley (EUA).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.