REGIÃO –

REGIÃO – -

UMinho atribui Prémio de Mérito Científico a Patrícia Jerónimo

Share on facebook
Share on twitter

No âmbito das comemorações do seu 46.º aniversário, a Universidade do Minho (UMinho) entregou o Prémio de Mérito Científico 2020 a Patrícia Jerónimo, directora do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov).

Esta distinção – diz a Reitoria – é atribuída anualmente a um docente que se tenha destacado pela sua actividade de investigação.

PUBLICIDADE

“Naqueles momentos de alguma desmotivação, é muito bom saber que há quem esteja atento, por isso estou muito grata e empenhada em retribuir a confiança depositada em mim”, disse a investigadora laureada, para acrescentar:

“No meu percurso tive muita sorte, na UMinho sempre me deram todas as condições para seguir a investigação de assuntos que me estimulam”.

ESCOLA DE DIREITO

Patrícia Jerónimo nasceu em Leiria há 47 anos e é investigadora e professora associada da Escola de Direito da UMinho (EDUM), onde lecciona desde 1995, o mesmo ano em que se formou na Universidade de Coimbra.

Fez o doutoramento no Instituto Universitário Europeu, em Florença (Itália), investigou na Universidade de Nova Iorque (EUA) e tem colaborado como docente em universidades de Timor-Leste, Angola e Moçambique.

Além de migrações e cidadania, os seus principais interesses de investigação são os direitos humanos, o pluralismo jurídico e os direitos das minorias. Possui uma experiência vasta no Direito Comparado, com várias publicações envolvendo os sistemas jurídicos dos países de língua portuguesa.

Actualmente, dirige o mestrado em Direitos Humanos, o Departamento de Ciências Jurídicas Gerais da EDUM e o JusGov, onde também é investigadora principal no projecto ‘Igualdade e Diferença Cultural na prática judicial portuguesa’ (InclusiveCourts), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É ainda especialista no Observatório GLOBALCIT do Instituto Universitário Europeu e coordenadora nacional, para Timor-Leste, do projecto ‘Variedades de Democracia’, liderado pela Universidade de Gotemburgo (Suécia).

12 CIENTISTAS DISTINGUIDOS

O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a 12 professores da UMinho. Foi lançado em 2009, tendo destacado desde então o trabalho de Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências) e Leandro Almeida (Instituto da Educação).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS