UNIVERSIDADE DO MINHOUMinho é “case study” de investigação e inovação para sustentar a competitividade regional

UNIVERSIDADE DO MINHO
UMinho é “case study” de investigação e inovação para sustentar a competitividade regional

A European University Association (EUA) lançou uma iniciativa no âmbito da identificação de agentes importantes para a geração, difusão e transferência de conhecimento. A UMinho foi convidada para integrar um estudo em que se constitui como “case study” para identificação de tendências que demonstrem a contribuição vital da Universidade para o desenvolvimento regional.

A Reitoria revelou que uma delegação da EUA está de visita à Universidade até à próxima sexta-feira, com o objetivo de conhecer o seu ecossistema de inovação, «através do qual se procura sublinhar o contributo das universidades na identificação das tendências, na construção de capacidade de investigação e inovação regional para sustentar a competitividade, no estímulo à inovação nas empresas e no fornecimento de recursos humanos altamente qualificados».

No âmbito desta iniciativa, que integra o designado projecto “Innovation Ecosystem”, e durante esta visita serão entrevistados diversos atores da região, bem como a equipa reitoral e a estrutura de gestão da Universidade, os seus professores, investigadores, técnicos e estudantes.

PUBLICIDADE

Este estudo será levado a cabo em todo o continente europeu, com cerca de dez universidades selecionadas e que caracterizem diferentes tipos de ecossistemas de inovação. A escolha da UMinho – única instituição portuguesa – para este estudo «contribui para a consolidação da imagem da instituição no contexto europeu, no que ao seu ecossistema de inovação diz respeito».

Luís Moreira

(CP 8078)