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UModa desfila esta sexta-feira em Guimarães

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Os alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas colecções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, às 21h00, no edifício 11 do campus de Azurém, em Guimarães.

A Reitoria adianta que, nesta quarta edição do evento ‘UModa’, os jovens criativos vão dar a conhecer as suas visões em seis colecções inéditas, que integram mais de 80 looks com peças de vestuário, bijuteria, carteiras, chapéus e calçado. A entrada é livre.

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O tema deste ano, ‘Acqua viva’, evoca como a água interage e gera vida, mas também alerta para o seu uso excessivo, que gera poluição, escassez e degelo.

As colecções que vão subir ao palco intitulam-se “Interitus”, sobre nascer, morrer e renascer; “Wken”, aludindo ao poder transformador da água; “Human route”, comparando a evolução humana ao trajeto de um rio; “Waters of destruction”, evocando a violência de cheias, tempestades e naufrágios; “Dystopic ocean”, tendo o mundo aquático como a saída para sobreviver; e “Life thread”, sobre o consumo exponencial e irresponsável do plástico.

DESIGN DE MODA

A iniciativa resulta de uma sinergia entre os finalistas de Design e Marketing de Moda e os mestrandos de Design de Comunicação de Moda.

“É o culminar de um projecto que procura agregar os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos proporcionando um primeiro contacto com o mundo empresarial, ao mesmo tempo que permite aos alunos de Comunicação de Moda promoverem um evento desta natureza”, realça Joana Cunha, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho.

‘UModa’ conta com apoio de vários parceiros, como o município de Guimarães e a marca de calçado Apolo. Estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade e pelo Instituto de Design.

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