União de Freguesias do Vade reforça apoio escolar às famílias

A Junta da União de Freguesias do Vade, no concelho de Vila Verde, decidiu criar novas ajudas direccionadas a aliviar o peso das despesas com os filhos em idade escolar, neste início de novo ano lectivo, face à actual conjuntura de agravamento de crise e do custo de vida sobre as famílias.

“Reforçando o apoio que vinha prestando em anos anteriores, a autarquia do Vade ofereceu material escolar a todos os alunos que frequentam a escola EB1 e ampliou a disponibilidade de serviços ao nível de apoio ao estudo em determinadas disciplinas, às actividades extracurriculares e ao transporte das crianças de casa para escola”, refere a Junta.

O presidente da Junta da União de Freguesias do Vade, Carlos Cação, justifica a iniciativa como um “investimento na educação e formação das crianças e jovens da freguesia”, ao mesmo tempo que procura “ajudar as famílias, que infelizmente estão cada vez mais asfixiadas financeiramente”.

“As despesas e o custo de vida não param de crescer, sem que haja a devida compensação remuneratória para equilibrar as contas em cada família, e numa altura que em muitos casos ainda têm de suportar o contínuo aumento das taxas de juro dos empréstimos”, lamenta o autarca.

O presidente da Junta sublinha que essas dificuldades se agravam para quem vive em territórios de baixa densidade, como é o Vade, com especial incidência no que toca às acessibilidades.

Por isso, “em colaboração com a Câmara Municipal, a autarquia assegura uma rede de transporte das crianças que frequentam a escola local, na maioria dos casos com recolha e entrega porta à porta”. “Este serviço colmata problemas que os pais enfrentam devido à incompatibilidade com os horários para se deslocarem para o trabalho”, diz.

Carlos Cação entende que “esta ajuda é muito significativa para as famílias”, reforçando que, “devido ao problema de acessibilidades com que se depara a freguesia, muitos pais vêem-se obrigados a gastar muito tempo e também dinheiro, designadamente em combustível, nas deslocações necessárias para os empregos e para a assistência familiar”.

O programa da Junta da União de Freguesias nos serviços de educação e formação inclui o apoio diário ao estudo para ajudar as crianças ao final do dia a resolverem os seus trabalhos de casa. Acresce ainda o apoio a explicações às disciplinas de português e matemática, que é prestado todos os sábados, a todos os alunos, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário.

Em estreita colaboração com instituições locais, é desenvolvido o apoio fora do horário lectivo. Nesse sentido, o Centro Social de Covas é um “parceiro fundamental na componente de apoio à família nas escolas, com a responsabilidade da confeção das refeições, acolhimento da manhã, prolongamento de horário e atividades nas interrupções letivas”.

A Junta do Vade comparticipa ainda todas as actividades extracurriculares, como é o caso do inglês, ioga, música, educação física e psicomotricidade.

Carlos Cação sublinha que todas estas medidas vêm reforçar o investimento que a Junta tem feito no sector da ação social, apontando medidas como o apoio de 250 euros à natalidade e as bolsas de 150 euros para os alunos do Vade que frequentam o ensino superior.

O autarca esclarece que “o objectivo da Junta é que nenhum encarregado de educação tenha que fazer um esforço orçamental extra neste início de ano letivo, de forma a não agravar os custos de vida com a educação e a formação das crianças, através de medidas que não podem ser tratadas como despesa, mas sim um investimento muito forte no futuro e na comunidade do Vade”.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais