SAÚDE - Vacina contra a gripe começa a ser ministrada dia 15 de Outubro

SAÚDE -
Vacina contra a gripe começa a ser ministrada dia 15 de Outubro

A vacinação começa dia 15. A Administração Regional de Saúde do Norte, seguindo as orientações emanadas pela Tutela do Ministério da Saúde e dando cumprimento a uma norma da Direcção-Geral da Saúde, iniciou o processo de distribuição, da primeira tranche de vacinas contra a gripe sazonal, a serem administradas gratuitamente nas Unidades de Saúde da região.

O organismo adiantou hoje que, “a vacinação contra a gripe iniciar-se-á no dia 15 de Outubro de 2018”. No Serviço Nacional de Saúde a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas patologias definidas e para os bombeiros, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

A gripe – sublinha a ARS-Norte – “é uma doença contagiosa que, habitualmente, cura espontaneamente. Contudo, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. A vacinação é a melhor forma de prevenir essas complicações, sobretudo as mais graves.

PUBLICIDADE

A Direcção-Geral da Saúde recomenda: vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano! Para além da vacina, recomenda ainda o reforço das medidas preventivas, de que são exemplo a higiene das mãos e a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço). Perante sintomas sugestivos de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá ser contactado o Centro de Atendimento do SNS – Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) ou a equipa de saúde familiar do Centro de Saúde.