BRAGA

BRAGA -

Várias escolas de Braga realizaram exercício “A Terra Treme” no âmbito da prevenção de sismos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Nesta sexta-feira, decorreu o exercício “A Terra Treme”, por entre as escolas de Braga, procurando sensibilizar a comunidade escolar para os comportamentos a seguir em caso de sismo.

Durante um minuto, mais precisamente às 11h05, os alunos praticarem os três gestos básicos de protecção em caso de sismo: «Baixar, Proteger e Aguardar». Esta iniciativa de âmbito nacional é promovida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), e é dinamizada pela Divisão Municipal de Protecção Civil.

Altino Bessa, vereador da Protecção Civil, e Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, acompanharam o exercício nas escolas EB 2/3 de Gualtar e Mosteiro e Cávado juntamente com a comunidade educativa.

PUBLICIDADE

Na EB 2/3 de Gualtar, o vereador da Protecção Civil realçou a importância da prevenção e da sensibilização de toda a comunidade para esta prática, assegurando que «a escola é, por si só, um espaço gerador de mudança e aprendizagem que permite disseminar boas práticas». Para Altino Bessa, as escolas são o «principal elo de ligação entre a passagem de informação e a mudança de comportamentos».

Já Carla Sepúlveda, que acompanhou o exercício da EB 2/3 de Mosteiro e Cávado, destacou que este exercício é também um motor de difusão «de cidadania na medida em que educa para o cumprimento das normas em caso de emergência eminente».

Este projecto enquadra-se nos objectivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e aposta em materiais pedagógicos que incentivem o conhecimento e a participação. A iniciativa da escola do Concelho é vista pelo Munícipio como fulcral para a transmissão de uma cultura de prevenção.

De recordar que este exercício realiza-se pela quarta vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano «ShakeOut».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.