PAÍS

PAÍS -

Ventura quer apagar expressão ‘regime fascista’ da Constituição

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Entre a proposta de revisão Constitucional do partido de André Ventura, encontra-se a proposta de que o primeiro-ministro tenha obrigatoriamente de ter “nacionalidade portuguesa originária” e de riscar a expressão ‘regime fascismo’ do preâmbulo na referência ao Estado Novo.

Estas são duas das propostas que o Chega inclui no texto de revisão constitucional, que a CNN Portugal teve acesso.

Ventura defende ainda referendar matérias da Constituição, diminuir o número de deputados e de ministérios e rever a imunidade dos deputados, e volta a insistir na prisão perpétua e na castração química para crimes específicos.

Ainda de acordo com a CNN Portugal, a proposta de revisão constitucional do Chega fosse aprovada, o primeiro parágrafo da Lei Fundamental passaria a ter a seguinte redacção:

“A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime vigente”. O sublinhado é a alteração proposta pelo partido liderado por André Ventura no projecto a que a CNN Portugal teve acesso e que foi entregue esta sexta-feira no Parlamento. O texto actualmente fixado usa a expressão “regime fascista”.

Também pretende retirar do preâmbulo a referência ao objectivo de “abrir caminho a uma sociedade socialista”.

O Chega prefere “uma sociedade cuja matriz política apenas pelo povo pudesse ser escolhida e delimitada, sem linhas norteadoras pré-estabelecidas – para lá das que o Estado de Direito faça aplicar – ou dogmas político-ideológicos diversos. Sempre no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno que repudie e censure todos os regimes políticos e ideologias totalitárias, independentemente da área política que representem”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.