REGIÃO

REGIÃO -

Viana do Castelo disponível para receber uma centena de refugiados da Ucrânia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Viana do Castelo está disponível para receber, em articulação com as autoridades nacionais, até 100 refugiados vindos da Ucrânia, anunciou esta quinta-feira em comunicado a Câmara Municipal. No concelho já residem 184 cidadãos daquele país do Leste europeu.

Segundo a autarquia, está ainda a ser instalado um centro logístico no Antigo Pavilhão da AIMinho para que associações, instituições e grupos de cidadãos possam entregar bens recolhidos para apoiar a Ucrânia. Sob o mote ‘os vianenses recolhem, o município entrega’, o espaço abre as portas esta sexta-feira, funcionado, até dia 12, entre as 16 e as 18h00.

O comunicado adianta que o município está igualmente a preparar o transporte de bens para a Ucrânia, com o apoio de empresas locais. Para tal, criou um outro centro logístico para recepção de bens recolhidos por empresas, associações ou grupos de cidadãos. 

PUBLICIDADE

Para dúvidas ou esclarecimentos, deve ser utilizado o email ucraniacmvc@cm-viana-castelo.pt 

Pelo menos 1.038.583 pessoas cruzaram as fronteiras da Ucrânia desde 24 de Fevereiro, informou esta quinta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no seu portal oficial na Internet, reafirmando que a maioria dos que fogem são mulheres e crianças.

Segundo o ACNUR, 52,8% daquele total fugiu para a Polónia, ou seja, 547.982 pessoas, enquanto a Hungria acolheu 133.009, quase 13% dos refugiados ucranianos, a Moldova 97.827 (9,4%), a Eslováquia 72.200 (7,2%) e a Roménia 51.261 (5%).

O Alto Comissariado indica ainda que 88.147 pessoas (8,5% do total dos que abandonaram a Ucrânia) continuaram a fuga depois de cruzarem as fronteiras ucranianas, para outros países europeus, e que 47.800 se refugiaram na Rússia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.