ÉPOCA BALNEAR

ÉPOCA BALNEAR -

Viana do Castelo investe 400 mil euros na nova época balnear

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Arrancou a nova época balnear nas praias de Viana do Castelo. De 15 de junho a 15 de setembro, a autarquia vianense vai investir quase 400 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho que vão contar com 31 nadadores-salvadores.

A cerimónia de abertura teve lugar este sábado, onde marcaram presença o presidente da câmara, Luís Nobre, a vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz.

«O cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida», referiu o autarca de Viana do castelo, agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que ontem começaram.

Do investimento de 400 mil euros, a fatia maior vai para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a «garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)».

A este valor acresce o aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, para apoio à época balnear no valor de 69.940 euros.

Foi ainda aprovada pelo executivo a proposta de cooperação entre o Município de Viana do Castelo e as Juntas de Freguesias, no valor de 37.500 euros, para a Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios de Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer.

BANDEIRA AZUL E PRAIAS ‘QUALIDADE OURO’

De referir que, para a época balnear de 2024, Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior. Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul são: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.

Viana do Castelo conta ainda com 10 praias consideradas como “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, numa garantia de qualidade de excelência para a época balnear presente ano. Assim, foram galardoadas com a bandeira de ouro as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa norte, Amorosa sul e Castelo do Neiva.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.