VILA VERDE –
Vila Verde assinalou o Dia Mundial do Turismo com apresentação e passeios de “eTuk”

O Município de Vila Verde assinalou, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Turismo, com a apresentação de um projecto que pretende promover a igualdade no acesso ao turismo, tornando este sector mais acessível e inclusivo.

Os novos modelos de eTuk (“tuk tuks” eléctricos) da ETukMinho estão preparados para receber pessoas com necessidades especiais, tanto ao nível da empregabilidade como do lazer, para que todos possam usufruir dos circuitos turísticos.

PUBLICIDADE

Como são veículos ecológicos e silenciosos, podem transportar os turistas a «locais onde os outros não chegam» e até «entrar em edifícios», avançou a representante da ETukMinho, Fátima Meira, durante a sessão pública de apresentação do projecto, que decorreu esta sexta-feira de manhã, na Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde.

Da parte da tarde, o público pôde experimentar os veículos turísticos nos circuitos locais.

Os eTuks também estão preparados para serem conduzidos por pessoas com mobilidade reduzida, facilitando-lhes o acesso ao emprego e até a possibilidade de criarem o próprio negócio. Os veículos serão preparados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, adaptados consoante o grau e tipo de limitação.

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, elogiou o projecto e lembrou que esta é uma preocupação da autarquia, que tem já em curso uma candidatura de “cultura para todos”

Inclusão e acessibilidade são palavras-chave para que ninguém tenha que ninguém fique de fora dos circuitos turístico-culturais e todos possam «visitar este belíssimo território e se sintam muito bem acolhidos num concelho que recebe sempre de braços abertos, com a alegria e boa-disposição das gentes do Minho».