DESPORTO

DESPORTO -

‘Vila Verde Ativa’ desafia população para exercício físico

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Vila Verde vai avançar com um projeto para a realização de eventos de desporto e ginástica ao ar livre, abrangendo as diferentes gerações, “com o objetivo de promover a prática regular de atividade física e hábitos saudáveis junto da população”, anunciou o município.

O projeto ‘Vila Verde Ativa’ é desenvolvido em conjunto com a UCC-Unidade de Cuidados à Comunidade de Vila Verde, envolvendo vários parceiros e ginásios a funcionar no concelho, “no âmbito de uma estratégia para divulgar estruturas promotoras da atividade física”.

Durante os meses de junho e julho, serão organizadas demonstrações de atividades desportivas em espaço público, designadamente na praça da Câmara Municipal e na zona fluvial da Ponte Nova, na Loureira. A primeira ação está agendada para o próximo dia 16 de junho, em Vila Verde, repetindo-se semanalmente, ao domingo.

De acordo com o vereador Patrício Araújo, o projeto insere-se no plano do município de Vila Verde para a “valorização da qualidade de vida dos munícipes”, assumindo nesse enquadramento a responsabilidade de promover estilos de vida saudável para todas as idades.

“O projeto ‘Vila Verde Ativa’ vai proporcionar à população acesso facilitado a oportunidades de exercício físico, privilegiando benefícios como a melhoria da saúde física e mental das pessoas, o fortalecimento dos laços sociais e comunitários e a redução do sedentarismo e de problemas de saúde”, sustenta Patrício Araújo.

Segundo a autarquia, a UCC de Vila Verde desempenhará um “papel crucial” na promoção da literacia em saúde, fomentando e sensibilizando para hábitos e estilos de vida saudáveis. Ao longo do projeto, a equipa da UCC irá abordar diversas temáticas, como os benefícios do exercício para a saúde cardiovascular; o papel da atividade física na prevenção de doenças crónicas; sinais de alerta a valorizar; nutrição adequada para suportar um estilo de vida ativo; importância do descanso e recuperação, entre outros tópicos relevantes.

“A sinergia entre saúde e prática de atividade física promove benefícios significativos para a população, incluindo a redução do risco de doenças crónicas, melhoria da saúde mental, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da qualidade de vida”, conclui a Câmara de Vila Verde.

Dia Horário Aula Local da Atividade
16/06/2024 10:00 -11:00 Localizada / Fit Kick Câmara Municipal de Vila Verde
23/06/2024 Pilates / GAP Câmara Municipal de Vila Verde
30/06/2024 Primeiras pagaiadas Câmara Municipal de Vila Verde
07/07/2024 Vinyasa Yoga Câmara Municipal de Vila Verde
14/07/2024 Máquinas Musculação Praias Fluviais Zona Ribeirinha de Ponte Nova
21/07/2024 Zumba Câmara Municipal de Vila Verde
28/07/2024 Máquinas Musculação Praias Fluviais Zona Ribeirinha de Ponte Nova
Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.