O largo de Santo António, em Revenda, na freguesia de Travassós, concelho de Vila Verde, foi este fim de semana palco da 5.ª edição do Dia Nacional do Folclore Português, numa iniciativa marcada pela forte participação popular e pela valorização das tradições minhotas.
O evento resultou de uma organização conjunta entre a Associação de Folclore de Vila Verde e o Grupo Folclórico União de Tradições, reunindo cerca de 200 folcloristas e 12 grupos e ranchos do concelho, num programa que incluiu celebração religiosa, atuações de danças e cantares e um lanche-convívio final.
Tradição, cultura e identidade em destaque
A manhã começou com uma celebração religiosa, seguindo-se momentos de animação folclórica que levaram ao palco a diversidade etnográfica da região, num ambiente de partilha entre gerações e coletividades.
Para Manuel Araújo, presidente da Associação de Folclore de Vila Verde, a iniciativa assume-se como “comemoração, congregação e festa”, sublinhando o papel do folclore na preservação da identidade cultural local.
Já Vítor Cruz, presidente do Grupo Folclórico União de Tradições, destacou o caráter representativo do coletivo, referindo tratar-se de “um momento alto do folclore”, acrescentando que o grupo “representa todo o Minho, integrando pessoas de vários concelhos”.
Autarquia destaca valorização do território
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, associou a celebração a “tradição, cultura popular e as nossas raízes”, sublinhando que este tipo de iniciativas “valoriza o território de Vila Verde, prestando homenagem a todos os que dedicam ou dedicaram a sua vida ao folclore”.
Envolvimento associativo e ligação à freguesia
Também o presidente da União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, Bruno Gonçalves, destacou a importância da colaboração com o movimento associativo, referindo o Grupo Folclórico União de Tradições como “um marco importante na divulgação do bom nome da freguesia”.
O autarca sublinhou ainda a relação de proximidade com a coletividade, destacando os apoios regulares e a utilização de espaços para ensaios, considerando tratar-se de “uma relação mútua que se reflete na participação do grupo nos eventos da freguesia”.
A 5.ª edição do Dia Nacional do Folclore em Travassós consolidou-se, assim, como um momento de afirmação cultural no concelho de Vila Verde, reforçando o papel do associativismo na preservação e divulgação das tradições populares do Minho.
[email protected] / Com Emílio Costa (CO 1179)


















































































