O Grupo de Catequese de Moure, no concelho de Vila Verde, promoveu na tarde deste sábado uma celebração da Via-Sacra, reunindo 111 crianças no salão da Junta de Freguesia de Moure, num momento marcado pela participação ativa e pelo simbolismo religioso associado ao período da Quaresma.
A iniciativa partiu das 23 catequistas responsáveis pelo grupo, que organizaram a atividade com o objetivo de proporcionar às crianças uma vivência mais próxima do percurso de Jesus, desde a condenação até ao seu enterro, numa representação das principais etapas da Via-Sacra.
Durante a celebração, foram encenadas as 14 estações tradicionais, correspondentes aos momentos do caminho percorrido, cada uma simbolizada por cruzes construídas com troncos de videira. Estas foram “carregadas” por diferentes crianças, num gesto que procurou envolver os participantes na dinâmica da atividade e reforçar a componente pedagógica e espiritual da iniciativa.
A celebração decorreu num ambiente de recolhimento e participação, envolvendo crianças, catequistas e comunidade local, sublinhando a importância de iniciativas que promovem a transmissão de valores e tradições no contexto da formação religiosa das camadas mais jovens.













































