CULTURA

CULTURA -

Vila Verde promove encontro artístico inspirado nos 50 anos do 25 de abril

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Diversas atividades artísticas vão decorrer ao longo deste sábado em Vila Verde, no âmbito do II Encontro Vila Verde (in)Artes, resultado de uma parceria do município, do Plano Nacional das Artes (PNA) e das escolas do concelho.

Sob o tema “Livremente”, a jornada de eventos artísticos vai decorrer, segundo a organização, “numa perspetiva de pensar as artes e a democracia, no ano em que se comemora os 50 anos da Revolução do 25 de Abril”.

O tema foi escolhido pelas escolas, em reunião de comissão consultiva da rede de escolas PNA, com o propósito de marcar esta comemoração e dar o contributo das escolas para a programação do município, procurando ir ao encontro do que é a missão do próprio plano: a aproximação ao tecido cultural do seu território e o trabalho de programação cultural em colaboração.

Esta iniciativa conta com uma Ação de Curta Duração (ACD) intitulada Arte e Democracia, para docentes acreditada pelo centro de Formação do Alto Cávado (CFAC), que decorrerá na Biblioteca Municipal de Vila Verde entre as 09h30 e as 13h00. Neste evento estarão presentes o Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, Helena Mendes Pereira, curadora e diretora geral da zet gallery, e Francisco Providência, designer profissional.

Na parte da tarde, pelas 15h00, na Adega Cultural, será inaugurada a exposição coletiva “Livremente” e serão dinamizadas várias atividades artísticas pelas escolas envolvidas.

Promover e divulgar as artes como forma de expressão individual e coletiva, incentivar e valorizar a produção artística nas escolas do concelho são as premissas desta iniciativa, que procura contribuir para o desenvolvimento da criatividade, marcada, também, pelo encontro com o património cultural material e imaterial de Vila Verde e toda a sua diversidade e identidade cultural.

Este encontro trará múltiplas incursões pela Arte e atividades criadas por alunos e professores de todas as escolas do Concelho de Vila Verde. Para além da partilha de projetos artísticos e educativos junto de jovens estudantes, criar-se-á sinergias entre entidades, escolas e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento futuro da comunidade educativa.

“TODOS À MANIF” NO DIA 26

Numa iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA), os 510 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas que integram a rede PNA foram convidados a realizar um evento simultâneo, no dia 26 de abril, pelas 10h30, a que se deu o nome de ‘Todos à Manif’, onde se pretende que os alunos saiam das escolas e se manifestem na rua, com recuperação de palavras de ordem e novas palavras criadas por eles.

Cada turma produz cartazes e/ou faixas e farão um percurso previamente determinado, até um local emblemático da cidade/vila. Em certas localidades (Figueira da Foz, Marinha Grande, Braga, Setúbal, Odemira, Serpa, Lisboa, Vila Verde e Amares), numa perspetiva de cidadania e lição democrática, associaram-se a esta iniciativa Bandas Filarmónicas, Conservatórios de Música, municípios e agentes culturais diversos, criando uma ação conjunta em prol de um objetivo comum: ‘Todos à Manif’.

Previamente, o Plano Nacional das Artes tem estado a prestar Ações de Formação de Curta Duração a docentes, de Norte a Sul do País, com o intuito de relembrar historicamente o que é o ‘Manifesto’ e criar um design comum na elaboração dos cartazes/manifestos, para que os jovens os criem com um significado histórico.

Neste contexto, as escolas de Vila Verde sairão à rua no próximo dia 26 de abril, e em manifestação os alunos concentrar-se-ão no largo da Biblioteca Municipal onde haverá momentos de música, poesia e uma homenagem aos democratas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.