Vila Verde promove festival e acesso gratuito às piscinas para assinalar Dia Mundial da Juventude

A Câmara de Vila Verde vai assinalar de forma especial o Dia Mundial da Juventude, promovendo um programa de animação que arranca na tarde desta sexta-feira e se prolonga até sábado.

Um Festival da Juventude promete nove horas de diversão e música que decorrerão a partir das 17h00 de sexta-feira, na Praça de Santo António, no centro de Vila Verde, sob organização de jovens vilaverdenses, com o apoio do Município.

A festa vai ainda incluir a apresentação oficial da equipa de futebol do Lank Vilaverdense FC, que nesta época disputa pela primeira vez o campeonato da II Liga. O plantel, com equipa técnica e dirigentes, vai subir ao palco a partir das 21h00, num evento que servirá também para a Câmara Municipal prestar publicamente homenagem pelo feito do clube na época passada.

No sábado, Dia Mundial da Juventude, o Município assegura aos jovens, com idades até aos 35 anos, o acesso gratuito às piscinas municipais de Vila Verde e da Ribeira do Neiva, para onde estão igualmente previstas ações de animação direccionadas para os mais jovens.

A programação estende-se à noite de sábado, com o Festival Folclórico do Emigrante, que volta ao palco da Praça de Santo António, numa organização do Rancho Típico e Infantil de Vila Verde.

A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, assinala a comemoração do Dia Mundial da Juventude como “uma oportunidade para reforçar a importância dos jovens para o sucesso das políticas e estratégias de valorização social e desenvolvimento sustentável, sempre numa perspetiva de interação geracional”.

“Não só precisamos de contar com os jovens como temos de assegurar os recursos e ferramentas para que possam concretizar os seus objetivos e expectativas de vida, assim como a mais-valia que de facto representam para o progresso social”, aponta Júlia Rodrigues Fernandes, justificando também a adesão de Vila Verde à Rede de Municípios Amigos da Juventude.

APOSTA NA JUVENTUDE

A autarca frisa medidas concretas que comprovam a aposta do Município na valorização dos jovens. Além do investimento na educação, incluindo o ensino universitário e profissional, destaca os programas de apoio especial para jovens no acesso à habitação, ao empreendedorismo e ao emprego.

Os jovens têm acesso a benefícios fiscais à habitação e à reabilitação urbana, assim como isenções e benefícios fiscais para construção, requalificação ou aquisição de habitação própria no concelho.

O Município de Vila Verde assegura ainda a majoração de apoios e incentivos para promotores de investimento com idade igual ou inferior a 40 anos.

“A alavancagem da nossa economia passa pelo apoio a ecossistemas empresariais potenciadores da inovação, das mais-valias locais e da criação de emprego jovem. Isso é determinante para fixar os jovens nas suas freguesias de origem e suscitar dinâmicas para um crescimento harmonioso em todo o território”, sustenta a presidente da Câmara.

Ao nível da educação, a autarca lembra os investimentos na “contínua melhoria de excelência da educação”, desde o pré-escolar ao ensino secundário, tendo ainda ampliado a oferta educativa no concelho ao ensino superior, com o polo do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) a funcionar em Soutelo e a instituição de bolsas para os alunos que frequentam o ensino superior.

Contextualizando o reconhecimento da FNAJ-Federação Nacional das Associações Juvenis, salienta ainda as iniciativas direcionadas para as novas gerações, como a Bienal Internacional da Arte Jovem, o concurso internacionalo de jovens criadores de moda, o Vale + Nascer Vilaverdense, o plano de ação integrado no reconhecimento como “Município Amigo das Crianças” pela UNICEF e a criação do GIF-Gabinete de Apoio à Infância e à Família.

“Na construção de um futuro cada vez melhor para todos e todas, contamos com a força da nossa juventude, com o seu dinamismo e irreverência, com a sua vontade de construir um concelho cada vez mais justo, desenvolvido, solidário e inclusivo”, assume Júlia Rodrigues Fernandes.

REDE NACIONAL DE MUNICÍPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude apresenta-se como plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar e promover a participação jovem.

Criada no final do ano de 2020 pela FNAJ, esta plataforma tem garantido o acesso a todos os municípios que demonstrem “a vontade de serem maiores e melhores amigos da juventude”.

As políticas de Juventude devem ser encaradas e despoletadas pelo Município através de um processo de cocriação, coprodução e cogestão entre os jovens (e as suas organizações) e a autarquia, num equilíbrio que preserve a iniciativa jovem e as determinações dos agentes políticos.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais