RELIGIÃO

RELIGIÃO -

Vila Verde quer envolver comunidade na passagem dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

O concelho de Vila Verde vai receber, entre os dias 13 e 15 de Fevereiro, os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ): a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

A recepção dos símbolos acontecerá no dia 13 de Fevereiro, no Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Soutelo, de onde sairão às 21h00 em direcção à Igreja de Vila Verde, num cortejo automóvel, com tochas, que será acompanhado por cerca de 100 elementos do Moto Club de Prado.

«Em pleno Mês do Romance, queremos que Vila Verde, que é o concelho onde o amor acontece, viva de forma diferente a passagem dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude», explicou o responsável do Comité Organizador Arciprestal de Vila Verde das JMJ 2023, padre Sandro Vasconcelos.

O sacerdote sublinhou que a intenção da organização é que os símbolos «vão ao encontro de todos, quer sejam jovens, quer não», não se limitando a ficar instalados nas igrejas ou nos espaços de culto religiosos.

Por isso, assinalou, este programa conta com a parceria da Câmara Municipal de Vila Verde, da Santa Casa da Misericórdia, da Escola Profissional Amar Terra Verde, dos Bombeiros Voluntários, da GNR, dos Agrupamento de Escolas, do Moto Club de Prado, das Guias e dos Escuteiros e também de todas as comunidades paroquiais.

«A intenção é que estes símbolos cheguem a todos, indo ao encontro das pessoas, permitindo que possam contactar, ver, contemplar e rezar», frisou Sandro Vasconcelos.

GRANDE ENVOLVIMENTO

A presidente da autarquia, Júlia Fernandes, sublinhou que os símbolos serão acolhidos em Vila Verde num «momento muito especial», quando se vive o Mês do Romance, que «celebra o amor em todas as suas dimensões».

«Será uma oportunidade para termos uma mensagem muito forte de amor, de paz e de solidariedade, que são tão necessárias no Mundo», apontou.

A autarca elogiou o «trabalho em rede» que permitiu preparar o programa concelhio, apelando a que exista também um «grande envolvimento» da população nas actividades que serão realizadas no território.

«É extraordinário ver esta articulação e a forma como todos disseram presente numa iniciativa que se quer de grande alcance e que chegue a toda a população. Espero que seja uma passagem histórica e que marque o nosso concelho», frisou Júlia Fernandes.

PROGRAMA

No dia 13 de Fevereiro, após a chegada dos símbolos à Igreja de Vila Verde, vindos do Santuário do Alívio, haverá a iniciativa “U’pray – Levanta-te e reza”, com uma vigília presidida pelo Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida.

No dia seguinte, 14 de Fevereiro, entre as 08h00 e as 11h00, os símbolos estarão na Igreja de Vila Verde, que estará aberta a todos. Pelas 11h00 sairão em direcção à EPATV, acompanhados pela comunidade educativa.

Já na escola, pelas 11h30, será feito o acolhimento no auditório, onde decorre um momento de oração. Os símbolos deixarão a EPATV às 15h00, em direcção ao Hospital da Misericórdia, transportados por profissionais de saúde da instituição e pela comunidade escolar do colégio D. João de Aboim.

A seguir passarão pelo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, sendo transportados pelos operacionais da corporação. Entre as 17h30 e as 19h00, estarão em exibição na rotunda de acesso ao Pingo Doce, na Estrada Nacional 101, para serem vistos por todos quantos ali passarem.

Os símbolos serão depois levados para a capela do Bom Sucesso, no largo de São Sebastião, na Vila de Prado, de onde partirão, às 21h00, para a Igreja Nova. O transporte será feito pela Pastoral Jovem de Vila Verde e pelos diferentes Agrupamentos de Escuteiros.

Pelas 21h30 do “Dia dos Namorados”, a Igreja de Prado acolherá um “Concert’Amor”, ou seja, um concerto da Escola de Música da Vila de Prado, com adoração ao Santíssimo e bênção do amor, numa celebração presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

Na quarta-feira, dia 15 de Fevereiro, os símbolos voltarão a estar em exposição na Igreja de Vila Verde das 08h00 às 11h00. Por essa hora rumarão à Câmara Municipal, transportados por autarcas e funcionários municipais.

Das 11h15 às 15h00 os símbolos estarão em exposição nos Paços do Concelho, ladeados por associações do concelho.

O acolhimento e oração em Pico de Regalados (15h30) e na Ribeira do Neiva (16h30) encerram o programa concelhio. Os símbolos voltarão, no final, ao Santuário do Alívio e de lá serão transportados para o Arciprestado de Vieira do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.