CULTURA -

CULTURA - -

Vilaverdense Maciel Cardeira foi o autor do busto de homenagem ao padre Joaquim Gomes da Costa (S. Vicente do Bico, Amares)

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O consagrado escultor vilaverdense Maciel Cardeira foi o autor do busto de homenagem ao padre Joaquim Gomes da Costa, ontem inaugurado na freguesia de S. Vicente do Bico, Amares. A obra, que homenageia o sacerdote que serviu aquela paróquia durante cinquenta anos (falecido em Abril passado), é uma estrutura em bronze, concebida pelo também desenhador, ilustrador e pintor natural da Lage, Vila Verde, e vencedor de vários prémios nas áreas artísticas em apreço.

O busto agora inaugurado e que se vai perpetuar no adro frontal da igreja paroquial de S. Vicente do Bico, Amares, mede cerca de 80 cm X 50 cm e foi concebido «em tempo record, «pouco mais de um mês. Foi mais um desafio, algumas horas mal dormidas, mas cujo resultado estará do agrado da freguesia».

PUBLICIDADE

Maciel Cardeira concebeu, ainda recentemente, um mural de azulejos pintados para a freguesia de Escariz S. Mamede, que retrata a tradição do folclore naquela localidade vilaverdense.

Conta ainda com vários projectos na região e noutros pontos do País, tendo já realizado outras obras que estão perpetuadas noutras partes do Mundo.

Nascido em 1978, cursou Formação Artística na Sociedade Nacional Belas Artes de Lisboa. É também mestrando de educação artística pelo ESSE de Viana Castelo (2011/2012) e detém o curso D’Arte Cerâmica.
Conquistou, entre outros, o Prémio Jovem Revelação D’Arte 99 e o Grande Prémio da Bienal Internacional de Arte Jovem 99.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS