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‘Violência [doméstica]’ eleita a palavra de 2019

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‘Violência [doméstica]’ é a palavra do ano escolhida pelos portugueses numa votação ‘online’, anunciou esta segunda-feira a Porto Editora, promotora da iniciativa.

‘Violência [doméstica]’ recolheu 27,7% dos mais de 20.000 votos registados, divulgou a Porto Editora.

A escolha é justificada pela Porto Editora “em consequência dos inúmeros casos que foram sendo conhecidos ao longo do ano e que, infelizmente, resultaram em vítimas mortais – de acordo com notícias recentes, foram 35 mulheres, homens e crianças assassinadas em Portugal no contexto de violência doméstica só no ano passado”.

Em segundo lugar, a apenas uma décima de distância ficou a palavra ‘sustentabilidade’, que “liderou a votação desde o início até praticamente o final da votação, ficando assim notória a crescente preocupação que o tema da sustentabilidade desperta na sociedade portuguesa perante as sérias ameaças que pendem sobre a vida colectiva em consequência das alterações climáticas”, segundo comunicado da editora.

Outro tema “que não passou ao lado dos portugueses é o problema da difusão de informações falsas através das redes sociais”: ‘desinformação’ ficou em terceiro lugar com 13,8% dos votos.

A votação da ‘Palavra do Ano’, que esteve ‘online’ durante o passado mês de Dezembro.

Aos três primeiros lugares, sucederam-se por ordem decrescente os termos ‘jerricã’ com 7,5%, ‘nepotismo’ com 5,7%, ‘seca’, com 4,3%, ‘trotinete’, com 4,2%, ‘lítio’, com 4,2%, ‘influenciador’, com 4%, e, em último lugar, ‘multipartidarismo’ (1%).

‘Violência [doméstica]’ sucede a ‘enfermeiro’, escolhida em 2018, numa votação que contou com mais de 226 mil participações.

A iniciativa Palavra do Ano teve a sua primeira edição em 2009, quando foi escolhido o termo ‘esmiuçar’.

A lista das palavras vencedoras é a seguinte: ‘vuvuzela’ (2010), ‘austeridade’ (2011), ‘entroikado’ (2012), ‘bombeiro’ (2013), ‘corrupção’ (2014), ‘refugiado’ (2015), ‘geringonça’ (2016), ‘incêndios’ (2017), e ‘enfermeiro’ (2018).

‘Palavra do Ano’ é uma iniciativa promovida pela Porto Editora que tem como objectivo sublinhar o poder das palavras, reflectindo o quotidiano da sociedade portuguesa em cada ano, “os factos, os hábitos, os acontecimentos, as tendências e as preocupações colectivas”.

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