VILA VERDE

VILA VERDE -

Voluntárias do Corpo Europeu de Solidariedade desenvolvem projeto na Ribeira do Neiva

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Pela primeira vez, Vila Verde acolhe duas jovens voluntárias do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) que escolheram o concelho e a Associação O Mundo Somos Nós (OMSN) em Goães, na Ribeira do Neiva, para desenvolver um projeto de âmbito ambiental e social.

O CES é um programa de voluntariado internacional que promove a oportunidade dos jovens se envolverem em atividades que produzem mudanças sociais positivas com um foco especial na inclusão, diversidade e igualdade de oportunidades.

O programa oferece suporte e recursos para garantir que todos os jovens, incluindo aqueles com menos oportunidades, possam participar ativamente nos diversos projetos de voluntariado do CES em diferentes partes do Mundo.

O CES está presente um pouco por todo o país, estados-membros da União Europeia, países terceiros associados ao programa, passando também Vila Verde a fazer parte desta missão internacional solidária.

Em Vila Verde, as jovens vão aprofundar grandes temáticas como ambiente e alterações climáticas, diversidade intercultural, intergeracional e social, dedicando atenção especial à promoção da participação democrática inclusiva, através de experiências educativas não-formais.

As jovens vão desenvolver as suas atividades no centro de aprendizagem da associação OMSN, que possui diferentes iniciativas destinadas a crianças, jovens, pais educadores e público em geral e que têm como propósito promover a educação do ser humano como um todo.

As voluntárias vão permanecer no Albergue de Peregrinos de Goães, contribuindo para enriquecer o ambiente e acolher os peregrinos que por ali pernoitam.

Segundo a associação, “a chegada das voluntárias a Vila Verde é um marco para a comunidade, destacando a importância da solidariedade e do envolvimento dos jovens na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”.

“Esperamos que a sua presença inspire outros jovens de Vila Verde a participar no Corpo Europeu de Solidariedade e a contribuir para um mundo melhor, onde a solidariedade e a cooperação são fundamentais na sociedade do amanhã”, refere a OMSN.

Para a concretização deste projeto de voluntariado, a associação OMSN conta com os seus parceiros internacionais Mundus Group (Espanha) e Green Association (Bulgária), financiamento da União Europeia e o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta da União das Freguesias da Ribeira do Neiva.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.