REGIÃO

REGIÃO -

Voluntários recolhem «1,35 toneladas de resíduos» nas praias e zonas ribeirinhas de Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de 150 voluntários recolheram cerca de «1,35 toneladas de resíduos» no litoral e zonas ribeirinhas do Concelho de Esposende, desde o limite Norte do Concelho, na Foz do Rio Neiva, em Antas, até à Praia da Ramalha, em Apúlia.

«Abrangendo cerca de 8 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, correspondente a metade do litoral de Esposende», a acção de voluntariado ambiental teve lugar no dia 29 de Maio e foi realizada no âmbito do projecto “E-Redes”, constituindo uma das muitas iniciativas previstas e realizadas durante a “Semana da Biodiversidade 2021”.

Para além da Câmara Municipal de Esposende, da Esposende Ambiente e da Associação Rio Neiva, respectivamente, promotor e parceiros do projecto “E-Redes”, esta acção contou também com a preciosa colaboração e/ou participação do Parque Natural do Litoral Norte, da Junta de Freguesia de Antas, da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, do Agrupamento de Escuteiros de Marinhas, de escolas de surf e kitesurf do Concelho (Element Fish, GKS Clube, Salt Flow e Esposende Surf Team), da Atlantic Diving Esposende, da Associação Cívica Mais Esposende, da Zouri Shoes, da Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME) e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo para a melhoria da qualidade das praias do concelho.

PUBLICIDADE

OUTRAS ACÇÕES DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL

Além da comunidade em geral, também a comunidade educativa tem vindo a participar activamente em acções de voluntariado ambiental visando a «recolha de resíduos nas praias, dunas e espaços ribeirinhos». No passado dia 14 de Maio foram realizadas acções de limpeza em três áreas do Concelho, que contaram com a participação de 87 voluntários da Escola Profissional de Esposende, Escola Básica de Gemeses e alunos com necessidades educativas especiais e que resultaram na recolha de quase 300 quilos de resíduos. Já no dia 24 de Maio, com a colaboração de uma turma da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, foram recolhidos mais cerca de 170 quilos de resíduos, entre as praias de Cepães e de Suave Mar.

PROJECTO E-REDES

O projecto E-Redes é um estudo-piloto promovido pelo Município, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente – Rio Neiva, que visa «fomentar o uso de redes biodegradáveis e, paralelamente, recolher, quantificar e monitorizar o lixo marinho presente nas praias do Concelho».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.